Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Diagnóstico da água e da gestão dos recursos hídricos

Fundo de Mudança Climática (FMC-AM) /AgênciaFM
Estudo é uma ferramenta de acompanhamento anual e sistemático da condição dos recursos hídricos. Relatório mostra que 96% das bacias hidrográficas encontram-se em estado satisfatório.

Dados atualizados sobre a situação dos recursos hídricos no País foram apresentados nesta terça-feira (19), pela Agência Nacional de Águas (ANA). O Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil - Informe 2011 revela aspectos como a disponibilidade hídrica, qualidade e gestão da água em diferentes regiões brasileiras. De acordo com o relatório, com informações consolidadas até dezembro de 2010, 96% das bacias hidrográficas encontram-se em estado satisfatório no que se refere às análises de quantidade e qualidade da água.

Atualmente, 69% dos recursos hídricos em uso no Brasil são destinados à irrigação, sendo que mais de 90% do volume de água destinado a esta atividade são consumidos pelo setor privado. Os resultados dessa avaliação indicam um conjunto de bacias críticas, onde há maior potencial para ocorrência de conflitos pelo uso da água, que merecem atenção crescente por parte dos gestores de recursos hídricos.

O estudo, que atende a uma demanda do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, é uma ferramenta de acompanhamento anual e sistemático da condição dos recursos hídricos e de sua gestão, em escala nacional, por regiões hidrográficas.

Aborda ainda temas fundamentais para o setor, como volume de chuvas; ocorrência de eventos hidrológicos críticos (secas e cheias); disponibilidade da água em diferentes regiões do Brasil; qualidade e seus usos múltiplos (irrigação, saneamento e hidroeletricidade, por exemplo), além do planejamento, regulação e cobrança pelo uso dos recursos hídricos. (FONTES: Secom / http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/ ).

Nenhum comentário: