A mostra reúne mais de 150 peças de um acervo de 9 milhões de itens da Biblioteca Nacional. Brasil Feminino conta a trajetória da mulher na sociedade brasileira, por meio de publicação em Jornais, revistas, pinturas, músicas e livros. Estes retratam o universo feminino em 4 momentos : a opressão sofrida no período colonial, o início das lutas no século XIX, as primeiras conquistas do Século XX e o prestígio das mulheres no Brasil contemporâneo.
Trata-se de uma grande homenagem à contribuição, à luta, ao trabalho, à dedicação e à coragem das mulheres que fizeram do nosso país o que é hoje. A ideia primordial era fazer uma mostra para comemorar os 140 anos da Princesa Isabel na regência, mas o projeto foi tomando corpo e cresceu até chegar ao ponto de homenagear todas as mulheres deste país e por consequencia o maior de todos ícones que é a presidente da nossa nação.
Entre as atrações da exposição estão pinturas originais de Debret, J. Carlos, Carlos Julião e Lygia Pape; o decreto original da Lei Áurea, de 1888, assinado pela Princesa Isabel; uma edição de 1712, da obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga; gravuras da expedição Alexandre Rodrigues Ferreira e Rugendas.
Até 26 de agosto de 2011
Local: Espaço Cultura Elizeu Visconti, da Biblioteca Nacional
(Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro).
Curadoria: Marcus Venicio Ribeiro- pesquisador da BN
Luciano Figueiredo- editor da Revista História-BN
Mais informações: http://www.bn.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário