Mônica Allende |
Filhas de Salvador Allende, inclusive Mônica Serra, esposa do ex-governador de São Paulo, José Serra, e Isabel Allende, escritora, ganharam prestígio e regalias de instituições internacionais devido suposto assassinato de seu pai por Pinochet. Agora como fica?
Foi confirmado pelo Serviço Médico Legal nesta terça-feira,19,que o presidente chileno Salvador Allende cometeu suícidio e não morto Augusto Pinochet, em golpe de Estado, no ano de 1973.
Se a família Allende tinha suposição de que fora suicídio então por que exploraram tanto tempo o suposto assassinato? "A conclusão é a mesma que a família Allende tinha: o presidente Allende, no dia 11 de setembro de 1973, diante das circunstâncias extremas pelas quais passou, tomou a decisão de tirar sua vida antes de ser humilhado ou passar por qualquer outra situação", disse a filha do falecido mandatário, Isabel Allende.
Segundo o diretor do Serviço Médico Legal, Patricio Bustos, o relatório "verificou a identidade do presidente por meio de odontologia forense e exames de DNA", e determinou a causa da morte "por ferimento de projétil" e "a forma corresponde a suicídio".
A equipe de especialistas forenses reunida especialmente para o caso determinou que Allende morreu com dois disparos de um fuzil AK-47, que "estava praticamente apoiado em sua mandíbula inferior, no queixo".
Segundo o médico legista espanhol Francisco Etxeverría, que participou da perícia a pedido da família Allende, "com todos os elementos da análise científica estamos em condições de garantir que trata-se de uma morte violenta (...) suicida sobre a qual não temos absolutamente qualquer dúvida".
Isabel Allende garantiu que a família recebe a notícia "com grande tranquilidade", porque "este relatório confirma algo de que já tínhamos convicção, mas a novidade são os testes de todos os níveis, principalmente de balística", que confirmam a causa da morte do pai.
A investigação, que vai complementar outras diligências solicitadas pelo juiz, busca esclarecer se o ex-presidente cometeu suicídio - como afirma a versão oficial, aceita pela família Allende - ou se ele foi executado por militares durante o golpe liderado por Pinochet.
Allende, ícone da esquerda latino-americana, tinham sido exumados em maio 2011 como parte de um processo aberto no dia 27 de janeiro.
Um comentário:
É isso, tem de questionar mesmo. A imprensa brasileira é chinfrim, não tem vcoragem. Parabéns.
Postar um comentário