Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Baravelli

Dando sequencia a série de livros de artes plásticas "Portfolio Brasil" a editora J.J. Carol lança "Baravelli Comenta seu Trabalho", uma complementação do Portfolio que a editora lançou em 2007 sobre o pintor, onde fez uma cronologia de sua produção entre 1965 à 2006.

"Baravelli Comenta seu Trabalho" apresenta pinturas e desenhos de autoria do artista plástico que, acrescenta comentários, reflexão, ideias verbais e análises de que ocorreram durante, antes e depois da execução da obra. Sem ser uma sequencia cronológica, pode-se ver ideias, processos e imagens que vão e vem, tornam a ficar em estado latente preparadas para emergir novamente, mesmo que seja em décadas depois, com técnica e modo de trabalho diferentes.

"Há em meu trabalho uma característica essencial, uma estrutura constelar, como se cada obra ou grupo de obras ocupasse uma região do espaço, sem vinculação imediata com o que foi feito antes e onde e onde o todo vem sendo definido por identidade e acumulação ao longo do tempo e não por uma trajetória linear", comenta Luiz Paulo Baravell. O pintor comenta que desde o início de sua carreira foi atraído por uma característica intrínseca à pintura que é ao mesmo tempo ilusão e realidade. " O equilíbrio dessa dualidade tem sido fonte de muita delícia reflexão", diz Baravelli, que não teve aula sistemática de pintura, sua formação é em arquitetura.


Sua obra parece ter algo fora dela, um outro assunto ou um mundo exterior. Uma coisa é explicita em suas pinturas sempre há uma estrutura narrativa, é como se contasse uma história. O pintor se aproxima de uma linguagem literária por exemplo poesia, sintética. Esse reflexo está na obra que fecha o livro: No escuro/O ouro reúne uma luz/Contra ele { In the Gloom, Gold gathers light, against it, poema de W.H. Auden}. É uma obra gostosa de se ler e folhear porque não tem começo e nem fim, aliado aos comentários de bom tom do artista que já comentou quase duzentos trabalhos de 1964 à 2008, L.P.B. assina também direção de arte e criação do livro.


Bavarelli Comenta seu Trabalho
120 páginas

Cortesia: Cássio
Editora: www.jjcarol.com.br

Projeto Gráfico: Sérgio Luizi/ Interface Designers
Editor:Jacques Rutman/J.J Carol Editora
Coordenação editorial:Jackie Carol
jjcarol@jjcarol.com.br
{55/11 3871-1888


Contato com autor
E-mail comercial: anabavarelli@gmail.com




Nenhum comentário: