Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2009

Concreto ecologicamente correto

A ponte utiliza concreto que visa benefícios ambientais; material mais duradouro e menos danoso são as misturas utilizadas na ponte St. Anthony.

TINTON FALLS – EUA - Acaba de ser inaugurado um trabalho notável sobre o Rio Mississipi, ao leste da região central de Minneapolis, Estados Unidos da América. Bem na rodovia Interstate 35W , a ponte St. Anthony Falls que abre espaço para dez pistas de tráfego. A ponte erguida sobre potentes pilastras e vigas mestras em arco, que se apoiam sobre firmes fundações e estacas profundas. O monumento em forma de ponte foi erguida para substituir uma que desabou em 2007.
A nova ponte é uma estrutura monolítica e foi toda construída em concreto e barras de aço. Seus componentes um misto de diferentes concretos de modo a reduzir o impacto no meio ambiente. Um dos produtos incorporados na construção da ponte, esculturas onduladas nas duas extremidades foi desenvolvida para se manter branco, ao limpar do ar alguns poluentes causadores de manchas. A construtora substituiu boa parte do cimento Portland por outras misturas industriais como o pozzolanas [resíduos da queima de carvão de usinas elétricas ] e cinzas voláteis.

A obra custou mais de US$ 230 milhões e ficou pronta em setembro passado. A ponte é um exemplo das mudanças que aos pouco vem sendo incorporado na confecção do concreto, entre elas a redução do carbono no concreto. Desde a invenção do cimento Portland [responsável por 5% das emissões de dióxido de carbono no efeito estufa] no século XIX o produto se manteve praticamente igual. Agora, a experimentação se faz mais complexa em busca de uma adaptação do concreto para cada necessidade, e cada vez mais isso inclui o meio ambiente.
Nos últimos dez anos empresas estão empenhados na tentativa de reduzir materiais causadores de CO2. A tentativa de cientistas e engenheiros é grande para desenvolver concreto com capacidade de capturar permanentemente CO2 de usinas elétricas e demais fontes, assim contribuir para o não aquecimento do planeta. Os mais radicais pensam em eliminar de uma vez por toda o uso do cimento Portland. Outros falam em um concreto que tenha zero carbono e até carbono negativo. As chances são pequenas, mas existem.

Nenhum comentário: