Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cildo Meireles na Tate

últimos dias da exposição de Cildo na Tate Modern

O carioca se firma como o principal representante das artes plásticas brasileiras no exterior e comemora com grande mostra na Europa.
O recém agraciado com o Prêmio Velásquez de Artes Plásticas, Cildo Meireles sem dúvida desponta como o artista brasileiro mais sólido no exterior. O premio é um dos mais prestigiosos da categoria. A prova de sua ascensão no exterior, é uma grandiosa mostra, com oito instalações, na conceituada galeria londrina Tate Modern, Londres, segue até o dia 11 de janeiro de 2009.
A mostra contém algumas de sua s principais obras, instalações como por exemplo 'Mutações Geográficas', 'Eureka', de 1975 e Através, de 1983-89. Terminada a mostra na Tate, segue por várias capitais européias [Barcelona ] e norte-americanas [Houston] Los Angeles nos Estados Unidos e Toronto, no Canadá. Carioca, Cildo Meireles deverá ser um dos poucos a participar da mostra internacional da Bienal de Veneza, Itália. [LM/AFM]
Perfil
Cildo Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Iniciou seu aprendizado em 1963, com o pintor peruano Félise Berranechea, em Brasília. Em 1966 efetuava a sua primeira individual de desenhos, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 1969, participou (MAM/RJ) com obras experimentais e ritualísticas. Durante a exposição do Corpo à Terra, organizada por Frederico de Morais, em Belo Horizonte, o artista efetuou uma queima de galinhas com realização estética. Viveu entre 1971 e 1973 em Nova Iorque. Expôs em 1973, em São Paulo, suas Inserções em Circuitos Ideológicos e Inserções em Circuitos Antropológicos.Meireles sabia que em 1975 ninguém rasgaria dinheiro para extinguir a dúvida da real causa da morte do jornalista Wladimir Herzog. Oficialmente, ele teria se suicidado na cadeia. Mas é claro que o artista e boa parte dos brasileiros não acreditaram na história. Essa verdadeira ojeriza aos meios de circulação oficial, seja de informações ou de valores, sempre moveu a obra de Meireles. E a sua trajetória também.Quando foi incluído no Olimpo da arte brasileira, em 1969, recebendo o primeiro prêmio do Salão da Bússula, no MAM-Rio, mudou-se para Nova Iorque.

Nenhum comentário: