Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Voltaire Fraga

Ele foi mais um injustiçado pelas 'panelinhas culturais' mas isso não impediu seu olhar livre de ajudar a construir o passado.

Mostra com produção do artista baiano Voltaire Fraga é um grande resgate visual. "Abundante Cidade Dessemelhante Bahia' faz parte das comemorações do dia da Consciência Negra. Voltaire é um dos melhores profissionais, mas é praticamente um ilustre desconhecido por muitos. O fotógrafo nasceu em 1912 e faleceu em 2006, iniciou sua carreira nos anos 1930. Em seu trabalho havia uma busca constante pelas imagens humanista o que ressalta o cotidiano de pessoas e da cidade.
Seu contato com a fotografia foi mero acaso. "Vi na vitrine uma máquina fotográfica VAG9x12", foi o que bastou para que se decidisse pela vida fotográfica. Em 1927 ele enviou algumas fotos para uma revista do Rio de Janeiro, e não demorou para vê-las publicadas na páginas centrais da revista O Cruzeiro com o seguinte título: As Fotografias da Bahia de Voltaire Fraga.
A mostra na pinacoteca do Estado apresenta sua produção entre os anos de 1930 a 1960. São fotos que influenciariam os turistas até os dias de hoje. Imagens que fizeram da Bahia objeto de desejo tanto de viajantes quanto de fotógrafos profissionais. Seu trabalho do início do século XIX, tem um ar de amador no tocante ao gostar do que faz. É como se ele mesmo estivesse descobrindo a Bahia em cada foto que fazia. Registra sempre o que vê com olhar atento. São imagens naïf que nos remetem ao saudosismo. É uma Bahia instigante que construiu à imagem e semelhança das várias representações pictóricas que dela fizeram.

Voltaire foi um profissional muito injustiçado. Comentam que por decisão ou desilusão, ele mesmo destruiu mais de 11 mil negativos, sobrando apenas algo em torno de 2 mil que preservou até o fim da vida, em 2006. É parte desse grandioso arquivo que a Pinacoteca apresenta, com curadoria de Diógenes Moura. [Foto: Prisciliano Athanagildo por Voltaire Fraga , 1940]


Voltaire Fraga
Praça da Luz, 02
[11] 3324-1000
Das 10h00 às 18h00
Sáb grátis -
Até 11/1/2009

Nenhum comentário: