Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Memorial do Registro Civil

A capital paulistana ganha mais um memorial que além de sua utilidade não deixa de mexer com os curiosos. A mostra inaugural com registros de personalidades artísticas e literatos revela quem é quem na certidão.

Um memorial diferenciado foi inaugurado em São Paulo, o Memorial do Registro Civil, uma iniciativa da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância do primeiro documento da vida do cidadão, o registro civil de nascimento, e assim demonstrar a importância da atividade registral que completou 120 anos de existência. Inaugurado dia 17 de novembro de 2008, com uma exposição que marcará a data de abertura do Memorial do Registro Civil. Na mostra são exibidos registros de nascimento de óbito e de casamento de personagens da história brasileira, como Ary Barroso, Alberto Santos Dumont, Villa-Lobos, Sérgio Milliet, Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Cândido Motta Filho, e até de Ayrton Senna e Elis Regina, além de uma exposição completa dos registros de todos os Governadores do Estado de São Paulo e dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna, em 1922.

A inauguração do Memorial coincidiu com a abertura oficial da Campanha Nacional pelo Registro Civil, instituída pelo Conselho Nacional da Justiça, cuja intenção é erradicar o número de crianças sem registro de nascimento no País. Somente no Estado de São Paulo 5 mil cartazes serão distribuídos a todos os municípios, que contará também com realização periódica de ações itinerantes de registro, que percorrerá todos os municípios paulistas na busca de crianças que não possuam certidão de nascimento. De acordo com as estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final do ano passado, o Estado de São Paulo está entre as unidades da federação que possui os menores níveis de sub-registro, com apenas 0,4%. [Foto: divulgação Arpen SP}

Endereço:
Praça João Mendes, 52 - conj 1102 - 11º andar - Centro
São Paulo – SP - Fone: (11)-3293-1535

Nenhum comentário: