Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Museu do Piauí: sete salas e peças raríssimas

Objetos de todo o país e do mundo além de específicos do estado encontram-se no acervo e em exposição permanente no museu piauiense.

Denominado de Casa de Odilon Nunes, o Museu do Piauí, conta com exposição permanente da História do Piauí, do Brasil e do mundo. O museu abriga peças e objetos raros que não existem mais. Um exemplo disso, destacam-se peixes que datam de 65 milhões de anos, e troncos fossilizados que, segundo pesquisadores, possuem cerca de 200 milhões de anos. O prédio do museu foi construído em 1859, pouco tempo após a fundação de Teresina, capital piauiense, que data de 1852. "O próprio prédio é uma peça do Museu". Movimentos culturais lutam para que Teresina tenha seu Centro Histórico tombado, seguindo o exemplo de cidades como Recife, São Luís e São Paulo.
O Museu do Piauí é composto por várias salas que recontam a história do mundo, do Brasil e, sobretudo, a do Piauí, que se insere nos dois primeiros contextos mais amplos. As salas do órgão formam uma verdadeira exposição cronológica com cerca de 7 mil peças. Na Sala A Terra, encontram-se objetos de pesquisa nas áreas de paleontologia – fósseis-, geologia, zoologia e botânica. Lá, podem ser encontrados peixes e troncos fossilizados que contribuem para que a origem e a evolução do Planeta Terra sejam compreendidas. Ou seja, esse recorte da exposição oferece uma gama de informações sobre o espaço em que vivemos. Já a Sala O Homem, onde encontram-se os restos dos primeiros habitantes e artefatos, machados de pedras urna funerária com restos mortais de uma criança de 8 anos. Segundo estudiosos a urna aproxima-se dos 3 milhões de anos. Artefatos indígenas como flechas, cocá e tipiti, são parte do acervo do museu e de exposição permanente. Sendo esta última peça, tipiti, usada pelos índios para espremerem massa de mandioca.

A Sala Piauí Colônia

Esta resgata o final do século XVII, quando o Piauí era ainda colônia. Esse período vai de 1722 a 1822. Depois, sobressai a Sala Piauí Império que preserva peças do imobiliário, como mesas, cadeiras, cama, armários, prataria e leque, dentre outras. A Sala República Velha, preserva peças do período compreendido entre os anos 1889 e 1930, como medalhas e fardamentos militares. Em seguida, a Sala República Nova, que corresponde ao período do presidente Getúlio Vargas. Uma das mais belas a Sala Arte Sacra, é repleta de imaginários dos séculos XVIII e XIX, onde se pode observar pia batismal e instrumentos religiosos, como turíbulos - peça usada por autoridades religiosas para queimar incenso durante celebrações. Por último, a Sala Fazenda Piauiense, com ambientes que reconstrói ambientes típicos dessas propriedades no Estado. Nela, estão expostos peças de madeira, rádio antigo e bilheira, peça de madeira para encaixar os potes de barro, e também antigas cangalhas. Uma restauração aparelhou o órgão com salas climatizadas para oferecer mais conforto aos servidores e visitantes. O Museu do Piauí foi fundado em 1934, e tem exposição permanente.

Praça Marechal Deodoro da Fonseca s/n
Centro – Teresina
[86 / 3221-6027 ]

Nenhum comentário: