Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2008

José Maria de Abreu

Bibi Ferreira, Doris Monteiro e Francisco Alves cantaram suas músicas.

Nascido em Jacareí, interior paulista, começou a compor quando tinha 12 anos, quando escreveu 'Hino Escolar', 1922. Sua iniciação musical foi com o próprio pai, o maestro Juvenal Roberto de Abreu, que lhe ensinou os rudimentos musicais no violão, piano, trompete e violino. Em 1917, mudou-se com a família para São Paulo / SP, e em 1921 para Itapetininga, interior paulista. Aos 15 anos fazia sua estréia no disco " Viver Sem Amar Alguém" e depois [Recordando - valsa] gravadas por Francisco Alves, para quem mais tarde iria escrever mais uma valsa "Boa Noite, Amor", em interpretação magistral do 'rei da voz'. Sua escalada de sucesso continuou, e em 1953, quando tinha 43 anos, conheceu a cantora Doris Monteiro que gravaria o samba, "Linguagem dos Olhos" com letra de Alberto Ribeiro. Apesar de ter preferência pela valsa, ele não queria ser rotulado como um compositor de compasso único: três por quatro. São mais de 400 composições com letras de Francisco Matoso, Osvaldo Santiago, Alberto Ribeiro, Saint Clair Sena e Lamartine Babo. Com a morte do parceiro Francisco Matoso em 1941, Abreu tornou-se parceiro de Jair Amorim em 1942, com quem, durante dez anos, compôs seus mais conhecidos sucessos, como ‘Um cantinho e você’ (1948), ‘Ponto final’ (1949), ‘Alguém como tu’ (1952) e ‘Sempre teu’, entre outros.
Exerceu atividades no rádio, de 1933 a 1938 atuou como pianista contratado da Rádio Mayrink Veiga Em 1938 ingressou na Rádio Clube (atual CBN) como pianista, tendo feito, nessa época, varias versões de música popular estrangeira. Mas, ele queria era se aventurar pelo teatro de revista - e fez tantas vez que até perdeu a conta -, por exemplo "Muié Macho, sim sinhô", um dos maiores espetáculos apresentado por Walter Pinto, no Recreio, Rio de Janeiro.


No cinema, ele musicou "Cidade Mulher", que apresentava uma jovenzinha de 10 anos chamada Bibi Ferreira. A marcha título do filme foi interpretada por Orlando Silva. Vale reforçar que 'cidade mulher' não é autoria de Noel Rosa como algumas vezes é erroneamente citada. Também são de autoria de José Maria de Abreu não só a faixa musical " Na Bahia" como todas as outras contendo no filme. José Maria foi considerado um dos primeiros a compor fora de 'grupinhos'. Sabia pegar na pena e sabia compor e produzir de verdade. Quanto ao seu parentesco com Zequinha de Abreu. Apesar de um traço em comum, José Maria de Abreu era parente de Zequinha, muito distante e nunca o viu, e sempre deixou bem claro nunca ter sentido nenhuma admiração pelas obras de Zequinha. José Maria de Abreu faleceu em 11 de maio de 1966. [FM} agenciafm@gmail.com

Nenhum comentário: