Norman Whitfield, compositor da gravadora Motown e produtor musical, e autor de músicas como I Heard It Through the Grapevine e War, morreu em Los Angeles, Estados Unidos, dia 18 de setembro.
Segundo o jornal Los Angeles Times o compositor estava internado no Centro Médico Cedars-Sinai, de Los Angeles, e teria morrido devido a complicações causadas pelo diabetes. Ele teria 67 anos. "Norman Whitfield foi um dos compositores e produtores musicais mais prolíficos de nosso tempo", disse o também veterano da Motown Smokey Robinson ao jornal Los Angeles Times. "Ele viverá para sempre através de sua música." Whitfield trabalhou na Motown nos anos 60 e 70, misturando rock com a soul music. Além do sucesso I Heard It Through the Grapevine, imortalizado na voz de Marvin Gaye, Whitfield também é o autor de Ain't Too Proud to Beg, Cloud Nine, Just My Imagination e Papa Was a Rolling Stone, com o qual ganhou o Grammy em 1972, junto com Barret Strong.
Parceria frutíferas
Além de Papa Was a Rolling Stone, muitos outros sucessos de Whitfield foram escritos em parceria com Strong para vários grupos da gravadora, como o Temptations. Whitfield foi o produtor do grupo entre 1966 e 1974. O compositor também escreveu e produziu músicas para Gladys Knights & The Pips.
Em 1976 Whitfield ganhou outro Grammy pela música Car Wash, que ficou em primeiro lugar nas paradas na voz de Rose Royce, lançada já pelo próprio selo do compositor. Outra música do compositor que alcançou o primeiro lugar nas paradas foi War, na voz de Edwin Starr, que também foi produzida por Whitfield. O clássico I Heard It Through the Grapevine, que também foi produzido por Whitfield, recentemente ficou em 65º lugar entre as 100 músicas de maior sucesso dos últimos 50 anos, uma lista da revista Bilboard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário