Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Kit Malthouse

Governo do Reino Unido anuncia uso experimental de um spray forense para marcar criminosos sexuais em clubes 

O Governo do Reino Unido pretende travar as agressões sexuais a mulheres nos clubes e discotecas do país e vai avançar com um projeto piloto de tecnologia de “água inteligente”: assim, os frequentadores dos espaços noturnos suspeitos de assedir mulheres serão pulverizados com o spray forense invisível que permanece na pele durante pelo menos 6 semanas e pode ficar nas roupas durante anos – assim, os suspeitos marcados com o líquido podem ser detetados através de luzes ultravioleta.

A iniciativa faz parte de 16 projetos anunciados pelo ministro britânico, Kit Malthouse, que serão financiados com cerca de 14,34 milhões de euros para abordar o crime e outras questões sociais com soluções tecnológicas, garantiu esta 3ª feira a publicação britânica ‘The Times’.

Assim, os seguranças dos clubes vão ter ao dispor latas de água inteligente, que não apenas ajudam a rastrear suspeitos marcados mas também atuam como um impedimento contra possíveis criminosos sexuais. A Unidade de Redução de Violência de West Yorkshire foi pioneira no uso da tecnologia ao fornecer água inteligente a mais de 100 funcionários de segurança de bares e clubes. Com combinações de misturas diferenciadas, cada lata do spray forense deixa a sua própria assinatura nos indivíduos marcados.

 “Seja para combater o uso indevido de drogas nas prisões ou encontrar novas maneiras de enfrentar a violência contra mulheres, esse investimento ajudará a explorar e desenvolver essas soluções para que possamos melhorar a vida das pessoas em toda a sociedade”, explicou o o ministro sobre o kit Malthouse. (Francisco Martins \ sapo.pt). 

Nenhum comentário: