Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Morre cineasta e produtor Geraldo Moraes

Geraldo Moraes faleceu sábado (5), e deixa um vasto legado de sua criação cinematográfica, na qual, com muito talento, soube como ninguém dar vida às histórias e revelar e difundir as imagens do Brasil Central. Em sua extensa filmografia, dentre eles "O Homem Mau Dorme Bem" (2008), "No Coração dos Deuses" (1999) e "O Círculo de Fogo" (1990), em todos o cineasta confessa sua paixão pelo Brasil, sobretudo o Brasil interiorano.

Geraldo Moraes deixa grande contribuição ao setor audiovisual, tendo sido professor de cinema e televisão na Universidade de Brasília (UnB), secretário do Audiovisual e do Planejamento do Ministério da Cultura, na gestão Antônio Houaiss, tendo implementado o Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro, que deu início à retomada da produção cinematográfica no país, e coordenado a regulamentação da Lei do Audiovisual.

O cineasta foi ainda presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, no qual atuou pela aprovação da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e criou a Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural. Geraldo deixa seis filhos, todos ligados à comunicação e ao cinema, e a esposa Solange Lima, também cineasta. 

Rendemos aqui nossas homenagens e "Viva Geraldo Moraes" que estará sempre entre nós pelo legado de sua obra e seus ensinamentos", assim manifesta-se o Ministro da Cultura Sá Leitão. 

Nenhum comentário: