Páginas

segunda-feira, 12 de junho de 2017

São Paulo: primeira escola internacional portuguesa no Brasil

Pelo menos 10% das vagas serão destinadas aos alunos da rede pública estadual; escola oferecerá formação para professores e centro cultural
Ao centro presidente de Portugal
Marcelo Rebelo e gov SP, Geraldo 
Alckmin. Foto: Mastrangelo Reino

As relações entre o Estado de São Paulo e Portugal estão cada vez mais próximas. O governador Geraldo Alckmin assinou, neste domingo (11), um documento que cede para o governo português o terreno do Centro Educativo Regional Centro-Oeste, no bairro Sumaré, na capital paulista. O local vai abrigar a primeira escola internacional portuguesa no Brasil.

De acordo com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, a escolha da capital paulista para sediar a escola se deu em função de sua “dimensão populacional simbólica, pelo número de portugueses e descendentes que residem na cidade e devido à excelente abertura do Governo do Estado de São Paulo a este projeto.”

Segundo o decreto de cessão, pelo menos 10% das vagas oferecidas pela Escola serão destinadas gratuitamente para alunos da rede pública estadual. O projeto não terá fins lucrativos e atenderá estudantes dos ciclos infantil, fundamental e médio.

O Ministério da Educação de Portugal se responsabilizará pela administração da escola, assim como pela guarda e conservação do prédio, enquanto o modelo de gestão operacional deve ser negociado bilateralmente. Portugal que já possui unidades (ou entidades congêneres) em Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e na região administrativa especial de Macau (China).

Nenhum comentário: