Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Exposição David Zingg no Notícias Populares

Segue até o dia 4 de novembro,  no MIS \\SP a exposição David Zingg no Notícias Populares. A mostra, inédita, apresenta fotografias que Zingg fez durante um período de três meses em 1986, quando trabalhou no jornal Notícias Populares. Além de 35 fotos, a mostra traz capas e matérias do “NP”, como o diário era conhecido, com fotos feitas por Zingg.

Elke Maravilha segundo David Zinn

David Zingg era um fotógrafo badalado, membro do seleto time de contratados pela editora Abril, nos anos 1960, com a missão de elevar o nível da reportagem fotográfica no Brasil. Depois de morar muito tempo no Rio de Janeiro, mudou-se para São Paulo. 

Tudo começou em uma festa em 1986 quando David Zingg (1923-2000) se aproximou de um jornalista da Folha de S. Paulo e disse: “Meu sonho é trabalhar no Notícias Populares, que tem a melhor edição de fotografia da imprensa brasileira”. O NP (1963-2001) era um jornal polêmico, popular, com imagem de sensacionalista (“espreme que sai sangue”, diziam), mas extremamente querido, o mais lido nas bancas. O NP pertencia à mesma empresa que edita a Folha. Daquele diálogo ao início da colaboração com o jornal foram poucos dias.
Mr. David Zinng


Sobre David Zingg


Nascido em Montclair, Nova Jersey, (EUA), David Drew Zingg (1923-2000) estudou na Columbia University, onde viria a lecionar jornalismo. Foi repórter e fotógrafo da revista Look e trabalhou para outras publicações dos EUA, como Life, Esquire e Vogue. Em 1959, Zingg chegou ao no Rio de Janeiro. Encantado com o país, começou a viajar frequentemente entre Nova York e o Brasil, até que no final de 1964, resolveu se fixar por aqui.  Suas reportagens sobre acontecimentos nacionais, incluindo a construção de Brasília, foram publicadas em várias revistas americanas e britânicas. 

Nenhum comentário: