Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Jogos Mundiais dos povos indígenas

Ministro Juca e comitiva conversam sobre primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

(Foto: Lia De Paula). 
A cidade de Palmas, capital do Tocantins (Brasil), será a sede da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, entre os dias 15 e 27 de setembro deste ano.

Ao longo dos 13 dias de programação, haverá jogos esportivos indígenas, atividades culturais, fórum social que debaterá questões sócio ambientais, passeios turísticos e gastronomia diversificada. A expectativa é que o evento atraia cerca de 100 mil pessoas.  Os jogos também contarão com a presença de 2,3 mil participantes – incluindo 23 etnias brasileiras.

Nos primeiros dias, entre 15 e 17 de setembro, ocorrerá o festival internacional artístico das culturas indígenas, que incluirá ritos e performances artísticas. Além disso, haverá uma oca digital que contará com minicursos, workshops e conversas interativas para debater áreas da tecnologia, inovação e criatividade. Outro destaque é a Oca da Sabedoria, um espaço reservado para debates, reflexões, mostras artesanais e intercâmbios culturais.
  
Histórico

Desde 1996, por iniciativa indígena brasileira e com o apoio do Ministério do Esporte, são realizados, nacionalmente, os Jogos dos Povos Indígenas. O evento é tido como importante mecanismo de execução e consolidação de políticas públicas para valorizar, promover e fomentar a diversidade cultural dos povos indígenas, de suas tradições, línguas, manifestações e representações artísticas e culturais.

Neste ano, pela primeira vez, será realizada a edição internacional dos Jogos, que surgiu a partir de um acordo firmado entre líderes de 17 países e do governo federal.

 Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em números:
1.150 atletas indígenas brasileiros
1.100 atletas indígenas internacionais
200 voluntários
10 mil visitantes por dia

Nenhum comentário: