Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Primeiro Festival das Artes e Cultura Cubana

A capital cubana se transformará em um palco com todas as manifestações artísticas da Habanarte, o primeiro Festival das Artes e Cultura Cubana
Chucho Valdés

HAVANA, CUBA  - A partir desta quinta-feira,12, a capital cubana vai se transformar em um amplo palco para acomodar todas as manifestações artísticas da "Habanarte", o primeiro Festival das Artes e Cultura Cubana, que apresentará mais de 3 mil artistas em 11 dias de espetáculos e atividades.

Organizado pelo Ministério de Cultura de Cuba, o evento, que traz o lema "toda a arte de uma vez", exibe uma ambiciosa programação com mais de 1.000 apresentações em 100 espaços diferentes, a começar pelo show do salseiro Isaac Delgado no centro cultural "El Sauce", que ocorre na próxima sexta-feira e marca a abertura oficial do festival. "Cuba é um dos poucos países do mundo, talvez o único, que pode garantir que todos seus artistas, de todas as manifestações, se apresentem juntos e em paralelo", afirmou. 

Até o momento, o turismo venezuelano foi o que mais demonstrou interesse no festival, com mais de 1.100 turistas confirmados, embora os organizadores também tenham ressaltado o grande fluxo previsto de americanos, mexicanos e colombianos. Além de abrir espaço aos novos artistas, como Descemer Bueno, Kelvis Ochoa e a jovem Laritza Bacallao, o festival busca suporte em artista do porte de Chucho Valdés, Omara Portuondo, Frank Fernández e Pedro Luis Ferrer. Isso sem falar nos grupos e orquestras.

O Circo Nacional de Cuba e várias companhias teatrais do país também anunciaram apresentações. "Veremos a cultura cubana por outra perspectiva", resumiu Torres.

Nenhum comentário: