Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Exposição: Made by...Feito por Brasileiros

Em São Paulo, capital, invasão criativa reúne 111 nomes nacionais e internacionais em intervenções artísticas feitas nos corredores, pavilhões e jardins do antigo complexo hospitalar, fechado em 1993

No espaço onde um dia foi o Hospital Umberto Primo, conhecido como Hospital Matarazzo por ter sido criado pela família em 1904, acontece a partir desta terça-feira,9, a mostra Made by... Feito por Brasileiros. Um total de111 artistas nacionais e internacionais foram convidados a criar obras em site-specific, termo usado para intervenções. A exposição se estende até 12 de outubro, quando o local deve fechar para um projeto de reforma que pode transformá-lo em um enorme pólo cultural e hoteleiro a partir de 2018.

Baba Antropofágica, feita por Lygia Clark em 1973, abre a exposição e celebra a diversidade cultural que estará presente no antigo hospital durante cinco semanas, a partir desta terça-feira. A artista mineira Cinthia Marcelle decidiu resgatar a memória dos corredores através do pó acumulado de duas décadas, que foi colado ao chão. 

O norueguês Per Barclay interditou a principal escadaria do complexo com uma piscina composta por óleo de motor, deixando o segundo andar inacessível. A artista Naziha Mestaoui, da Tunísia, convidou membros acreanos da tribo indígena Kaxinawá.

Made by... Feito por Brasileiros marca uma mudança na paisagem da Alameda Rio Claro, na Bela Vista. Porém, nem só de arte viverá: no projeto estão previstos ainda um hotel de luxo, um shopping center, restaurantes, bares e cafés, para ocupar os 27 000 metros quadrados da Cidade Matarazzo.

Nenhum comentário: