Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cine Comodoro: 'Isso é Cinerama'

Foram quatro meses de espera e muitas idas e vindas para falar com o zelador do prédio, responsável pelas chaves do Cine Comodoro e, emfim, um não.


Com tela em 70mm e poltronas em tom avermelhado (grená talvez) o Comodoro viveu décadas gloriosos mas teve o mesmo fim que os outros cinemas de rua, o abandono.O Cine Comodoro veio com o intuito de oferecer uma diversão com ares modernistas. O novo sistema de 'exibir' filmes precisava chegar ao Brasil. Para isso um dos grandes nomes do cinema nacional, Paulo Sá Pinto, tomou as rédeas do assunto e tratou de trazer a novidade tecnológica para a capital paulistana e depois outras capitais do país. Foi um evento de grandes proporções não somente para os cinéfilos mas também para à cidade. 

Portanto, no dia 15 de agosto de 1959 entraria em funcionamento a primeira sala de cinema com a tecnologia CINERAMA em 70 mm. Localizado à Avenida São João, número 1.230, lançou no Brasil a projeção com a exibição em grandes formatos horizontais, gerava imagens para envolver o espectador proporcionando uma sensação mais próxima da visão real. "De súbito a tela se amplia e o impacto é impressionante, poderoso", disse Fausto Visconde ao comentar sobre o cinema fechado em 1997. Na tela côncava, aparecia um parque de diversões norte-americano, e nele a mais famosa montanha russa do mundo, a de Rockaway Beach. A imensidão da tela e a vertigem das quedas nos trilhos, provocava alguns gritos, mais especificamente no público feminino. Isto é cinerama baby. 

Situação atual

Ou a sala não caiu nas graças de algumas das famigeradas igrejas evangélicas ou então o proprietário não tem a mínima vontade de que seja locada. Ao perceber o abandono pelo lado de fora pode-se imaginar seu interior. A fachada onde o nome "COMODORO" aparecia imponente aos olhos dos paulistanos, atualmente exibe apenas pichações. Sua vasta entrada com portas com entalhes e relevos cedem lugar a uma placa de  madeirite protegida por um gradil de arames. 

Descrições 

Tela côncava com aproximadamente 20cm, potente cadeia de altifalantes, técnico de sincronização de som e de imagem e três projetores, um direto e dois cruzados.

MAIS salas extintas em São Paulo e Brasil: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/fecha-cine-odeon-rj-1474046 

Nenhum comentário: