Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Festival de Cinema de Pyongyang

Governo da Coreia do Norte anunciou a realização do Festival de Cinema de Pyongyang, com filmes estrangeiros lançados há mais de uma década como "Mister Bean: O Filme"
Rowan Atkinson\ Gerhard Heeke/
Wikimedia Commons

SEUL, CORÉIA DO NORTE - Governo anuncia Festival Internacional de Cinema de Pyongyang, no qual será apresentada uma mostra competitiva com filmes estrangeiros lançados há mais de uma década, exemplo "Mister Bean: O Filme" ou "Driblando o Destino".

Esta é a 7ª edição do festival da capital norte-coreana que será realizada entre os dias 17 e 24 de setembro e, de acordo com o site oficial do evento, exibirá o lema: "independência, paz e amizade".

Entre os filmes estrangeiras que estarão na mostra, o site do festival destaca as produções britânicas "Mister Bean: O Filme", lançada em 1997, e a comédia romântica "Driblando o Destino", estrelada por David Beckham. Também se apresentarão no festival norte-coreano o filme documentário francês "A Marcha dos Pinguins" (2005) e o drama "Orgulho e Preconceito" (2005), produzido no Reino Unido e baseado no livro homônimo de Jane Austen.

Segundo os organizadores "O Festival Internacional de Cinema de Pyongyang tem o objetivo de abrir um novo caminho na arte da cinematografia ao promover os intercâmbios e a cooperação entre os cineastas do mundo". Além do festival de cinema, nesta edição, também aconteceá a mostra aberto ao turismo, já que a maior empresa de viagens para Coreia do Norte, a Koryo Tours, começou a promover pacotes para os interessados em comparecer ao evento.

O interesse pelo cinema na Coreia do Norte se remete ao período de Kim Il-sung, que fundou o país em 1948, embora seu filho Kim Jong-il, morto em 2011, também era conhecido como um grande fã da sétima. Nos anos 70, o regime comunista chegou a raptar a popular atriz sul-coreana Choi Eun-hee e o famoso diretor Shin Sang-ok para produzir filmes de exaltação aos seus feitos.

Nenhum comentário: