Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

China ressuscita filme pra lutar contra Hollywood

Governo chinês busca em arquivo filme da década de 1930 que foi restaurado pelos Arquivos Cinematográficos da China, cujo objetivo é promover o patrimônio do cinema do país, e fazer frente a Hollywood.


XANGAI - "A divina", é um filme dos anos 1930 considerado o ápice do cinema mudo chinês. A película conta a história de uma prostituta de Xangai, e sua restauração tem como intuito do governo chinês em promover seu patrimônio cinematográfico e, assim, lutar contra a hegemonia de Hollywood.

" A Divina" foi rodado em preto e branco no ano de 1934, é uma prova da vitalidade e perícia dos estúdios de Xangai em sua época de ouro, quando a cidade era sede de uma das maiores indústrias cinematográficas do mudo. A heroína do filme  é uma jovem viúva que se vê obrigada a se prostituir para sustentar o filho. Os rumores sobre suas atividades se propagam e a obrigam a tirar o filho da escola. A jovem, explorada por um homem sem escrúpulos, se vê arrastada em uma espiral cada vez mais sombria. Uma versão digital restaurada do longa-metragem foi exibida recentemente no Festival de Cinema de Xangai.

Segundo diretores dos Arquivos Cinematográficos da China, outros tesouros da Sétima Arte daquele país estão em processo de restauração, como parte da ofensiva cultural de Pequim para afirmar a existência da indústria cinematográfica ante os Estados Unidos.

Nenhum comentário: