Inaugurado em 1886, o Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Estado do Meio Ambiente, foi construído a partir da preocupação em proteger o Patrimônio Natural e Cultural do Estado de São Paulo, pesquisando, recuperando e manejando a biodiversidade associada à instituição.
As pesquisas do instituto foram iniciadas em 1897. Também naquele ano foram construídas as primeiras sementeiras de espécies florestais, com o objetivo de proteger amostras de ecossistemas nacionais e de outros países.
O instituto possui 851.910 hectares de florestas naturais e implantadas, abrigadas em 86 unidades de conservação. O local também conta com áreas de florestas, estações experimentais, reservas e parques estaduais.
Dentro do Instituto Florestal está localizado o Museu Florestal “Octávio Vecchi”, que possui acervo em madeira rica em detalhes, com réplicas perfeitas das sementes e folhas das árvores, além de peças em charão, xilogravura e exposições itinerantes.
No acervo, o público pode apreciar o mostruário de sementes de madeiras entalhadas com o fruto e folha da árvore real, além de móveis e objetos confeccionados com árvores nativas.
Ao lado do museu está o marco de passagem do Trópico de Capricórnio, linha geográfica imaginária que está localizada abaixo da Linha do Equador e que indica a latitude. (Autor: Saara Paiva).
Serviço:
Museu Florestal “Octávio Vecchi”
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
O museu não abre em dias chuvosos.
End.: Rua do Horto, 931 − Horto Florestal − Tremembé − zona Norte − São Paulo.
Preço: R$ 3 (R$ 1,50, meia-entrada).
Tel.: (11) 2231-8555.
www.iflorestal.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário