Páginas

sábado, 1 de fevereiro de 2014

CINE TEXAS: Praça da Sé

Localizado à Rua Roberto Simonsen, 88, Sé -São Paulo, o extinto 'Cine Tex'  foi inaugurado entre 1957 e 1961 (neste período era cine Itapura àquele do Glicério, Av. Prefeito Passos só depois Texas) e exibia os principais filmes Spaghetti, bangue-bangue italiano, produzidos com ícones do gênero exemplo Juliano Gemma, Sérgio Leoni entre outros como astro da telona.


SÃO PAULO (SP) - 31 de janeiro - Uma rápida visita ao prédio do Cine Tex (Fama Filme), foi bem mais suave do que a matéria anterior com o Cine Marrocos, também no centro da cidade. No Texas, encontramos Toninho, uma pessoa muito simpática, que é o atual proprietário do espaço que abriga um estacionamento e um aconchegante café "Grão do Pátio", boa sugestão para um bate papo no mezanino antes ou depois de estacionar o automóvel. 

A verdade é que, poucos sabem da importância que este prédio teve para o desenvolvimento cultural da capital paulistana. Poucos também são os espaços cinematográficos que fecharam e, continuou nas mãos de quem gosta e conhece do ramo.


O 'Cine Tex' (assim era pronunciado pelos populares)  fechou por volta de 1985, ficando fechado por quase oito anos. Em 1993, voltou a funcionar com o mesmo nome, só que desta vez exibindo filmes pornográficos sob o comando do empresário Toninho, proprietário até agora. No ano de 2002\3, Toninho resolveu transformá-lo em estacionamento.

                  Tela dos astros spaghetti

O cine Texas não tinha o glamour de salas como Cine Metro, Marrocos. Era um cinema popular, mas neste endereço grandes cineastas nacionais e estrangeiros mandavam a avant-premier de suas importantes produções entre os quais Amácio Mazaroppi cujas primeiras produções, na Vera Cruz, foram lançados no Cine Tex por exemplo O Lamparina, O Corintiano. Giulliano Gemma, Bud Spencer Anthony Steffen (este último astro brasileiro no gênero italiano) tinham público cativo em suas sessões. Apesar da higiene do local, as lembranças do antigo cinema estão somente no teto, que ficou intacto e os 'buracos' onde a máquina de projeção da película ficava instalada.

Vale ressaltar

Esta visita foi muito agradável. Provavelmente uma das melhores desde que deu-se o início em 'mapear' as antigas salas de cinemas da cidade. Ao procurar pelo dono, Toninho (mais de 40 anos de cinema), que foi muito gentil mas, antes fez uma brincadeira. Você conhece Paulo Sá Pinto !. Mediante um não do jornalista ele disse "Pôxa, assim eu não posso deixar você fotografar este local", brincou. 





Depois comentou sobre o verdadeiro baluarte que foi Sá pinto na história do cinema paulistano e brasileiro. Foi ele quem trouxe para o Brasil o estilo Cinerama, implantado no cinema que leva o mesmo nome, na Avenida São João \ Duque de Caxias, centro de São Paulo. Aliás, só tinha gente boa e fã de cinema lá.
O dono do café (pede-se desculpas por não lembrar o nome dele ) também brincou: Fazendo crer uma artista de cinema ele perguntou " Você conhece Josefina de tal... ) Não, respondeu Martins. Mediante este não, ele emendou - parabéns, você sabe bastante pois ela é minha esposa se você dissesse que conhecia Josefina teria de lhe chamar de mentiroso. Depois ele explicou que esta pegadinha tinha sido feita com um suposto cinéfilo. (Francisco Martins). (Clique nas imagens para ampliar )


VEJA MAIS FOTOS EM 
www.cinemetro.blogspot.com

Nenhum comentário: