Peter O'Toole, intérprete de "Lawrence da Arábia", morre aos 81 anos
LONDRES, INGLATERRA - O ator inglês Peter O'Toole, um dos grandes astro dos palcos e telas que ficou mundialmente famosos por emprestar seu porte esguio e olhos azuis ao personagem-título de "Lawrence da Arábia", morreu aos 81 anos, após uma longa doença, disse o agente do ator no domingo, 16.
Peter O'Toole já havia sobrevivido a um câncer de estômago na década de 1970, mas sua saúde ficou fragilizada devido muitas décadas de intenso consumo de álcool e cigarros. Ainda segundo o agente do ator, Steve Kenis, O'toole morreu no sábado, dia 14, em um hospital de Londres.
A carreira dele abrangeu seis décadas, mas sempre será lembrado principalmente pelo papel que o revelou, no épico de David Lean, em 1962, sobre um excêntrico oficial britânico que se alia a uma milícia árabe para enfrentar as tropas otomanas durante a Primeira Guerra mundial. A personagem valeu ao ator a primeira das suas oito indicações ao Oscar de melhor ator. O'toole não recebeu nenhuma dessas estatuetas, tornando-se um recordista em indicações frustradas, a a última delas foi em 2006, por "Vênus".
Em 2003, relutantemente, ele aceitou um Oscar honorário pelo conjunto da carreira.
Outros papéis marcantes em sua trajetória cênica incluíram os filmes "Becket, o Favorito do Rei", "O Leão no Inverno" e "O Substituto", e mais recentemente na série de TV "The Tudors", interpretando o papa Paulo 3º.
Nenhum comentário:
Postar um comentário