Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Morre Bebo Valdés

Morre Bebo Valdés, considerado um dos músicos mais completos de Cuba

Arranjador, compositor e pianista cubano Bebo Valdés, considerado por muitos um dos músicos mais completos da ilha caribenha, morreu nesta sexta-feira,22, na Suécia vitimado pelo Mal de Alzheimer, informou o percussionista Amadito Valdés.

Bebo Valdés morreu aos 94 anos em Estocolmo, cidade onde morava desde 1963. Segundo especialistas musicais, ele foi um dos gênios e protagonista dos momentos de ouro da história musical de Cuba. Seu filho Chuco Valdés, ganhador de vários prêmios Grammy, esteve junto com o pai há duas semanas em Benalmádena, no sul da Espanha, para onde havia sido levado temporariamente devido ao avanço da doença que o afetava há vários anos.

O verdadeiro nome de Bebo Valdés é Dionisio Ramón Emilio Valdés Amaro, nascido em 9 de outubro de 1918, em Quivicán, nos arredores de Havana. Tocou em várias orquestras desde os anos 1940 e gravou discos com grupos de jazz afrocubano. Em 1960 viajou ao México, logo foi aos Estados Unidos e permaneceu na Espanha. Mas em 1963 decidiu ficar na Suécia e nunca mais voltou a Cuba. Mais recentemente, Valdés assinou a trilha sonora do filme "Chico y Rita", de Fernando Trueba, indicado ao Oscar de melhor animação em 2012.

Nenhum comentário: