Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Lenda do piano Van Cliburn morre

O consagrado pianista clássico Van Cliburn morre aos 78 anos.

Nascido Harvey Lavan Cliburn, Jr, o  músico norte-americano Cliburn, surpreendeu plateias russas com seus concertos refinados com repertório que ia de Tchaikovsky e Rachamaninoff. Ganhou fama, respeito e fortuna em seu país, morreu nesta quarta-feira,27, aos 78 anos.

Cliburn faleceu em sua casa em Fort Worth, no Texas, depois de sofrer de câncer ósseo, disse sua agente Mary Lou Falcone. O texano de olhos azuis e esbelto, começou a tomar aulas de piano quando tinha apenas três anos de idade e depois estudou na prestigiosa Juilliard School de Nova York. Clibur pisou nos palcos mundiais no auge da Guerra Fria (Entre Estados Unidos e Rússia), foi vencedor da primeira Competição Internacional Tchaikovsky em Moscou, em 1958, para surpresa de muitos críticos.

Sua performance na final recebeu aplausos de pé que duraram mais de oito minutos. Sua conquista foi tão inesperada que os juízes russos supostamente tiveram que pedir ao líder soviético, Nikita Krushchev,  permissão para dar o prêmio ao norte-americano de 23 anos.Até hoje, Van Cliburn foi o único músico nos EUA, a ter um desfile de boas-vindas em Manhattan, informação confirmada por seu agente Falcone.

Nenhum comentário: