Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CNPq: inscrições do CsF para seis países até dia 14

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recebe inscrições por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para o intercâmbio estudantil em seis países, na modalidade Sanduíche, até o dia 14. A previsão para o início das atividades nas universidades estrangeiras é o mês de julho.

Estão abertas as inscrições para instituições de ensino na Austrália, no Canadá, na Coreia do Sul, na Espanha, na Holanda e no Reino Unido. Há chamadas para graduação sanduíche em outros nove países, com o mesmo prazo de inscrição, pela Coordenação de Aparfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), agência responsável pela gestão do programa ao lado do CNPq.
As áreas que oferecem vagas nos seis países são: engenharias; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; tecnologia mineral; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; indústria criativa; novas tecnologias de engenharia construtiva; e formação de tecnólogos.  Podem se inscrever estudantes de arquitetura, design, software, jogos de computadores, cinema, vídeo, fotografia, música, artes, televisão, conteúdos digitais, editoração e publicação eletrônica.

Estudantes

Os graduandos brasileiros poderão permanecer por 12 meses para conclusão dos estudos em tempo integral. Há ainda a possibilidade da extensão da bolsa por até seis meses, para aperfeiçoamento de idioma do país para o qual foi selecionado. Parte deste período poderá ser dedicada a estágio de pesquisa ou inovação tecnológica, em instituições ou centros de pesquisa. A divulgação do resultado final com os selecionados para o intercâmbio será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página do programa Ciência sem Fronteiras.

Para mais informações e inscrições, acesse os endereços abaixo

Nenhum comentário: