Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Weiwei nos Estados Unidos

O artista plástico chinês Ai Weiwei prepara exposição nos EUA. Ele ficou mais conhecido por ser dissidente

WASHINGTON - Weiwei é o mais famoso artista dissidente chinês, e começa  no domingo sua primeira exposição com ar de retrospectiva nos Estados Unidos da América. Na mostra ele enfatizará  imagens políticas, exemplo a do seu cérebro sangrando por causa de uma agressão policial.

Denominada de "Ai Weiwei: Segundo o Quê?" mostrará  fotografias, vídeos, esculturas e áudios. Aa isntalação acontece no Museu Hirshhorn, no National Mall, na avenida monumental de Washington.

Escolhido de propósito o local o reflete a vontade de Ai Weiwei dialogar com líderes diplomatas e líderes estrangeiros além de instituições de pesquisas na capital norte-americana, segundo o diretor do museu, Richard Koshalek. O artista plástico chinês emitiu uma nota à imprensa onde diz  "essa exposição tem sido uma oportunidade de re-examinar a obra passada e me comunicar com audiências distantes".

Em 2011 ele passou 81 dias preso na China, gerando indignação internacional. Weiwi enfrenta um processo por evasão fiscal em seu país. Segundo ativistas o processo na mais é do que tentativa das autoridades chinesas de calar  Ai Weiwei devido ferozes críticas ao governo local. A mostra segue até  24 de fevereiro de 2013. MAIS: http://www.hirshhorn.si.edu/collection/home/#collection=tumblr-ai-weiwei-according-to-what

Serviço

Fax: 202-633-8835

Museum shop: 202-357-1429
Information: 202-633-1000 or 202-633-5285 (TTY)
Street Address: Independence Avenue at Seventh Street SW

Nenhum comentário: