Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Passaporte nacional com chip 2014

Ceitec e Casa da Moeda assinam parceria para passaporte nacional.

PORTO ALEGRE (RS) BRASIL - Os presidentes da Casa da Moeda do Brasil (CMB/MF), Francisco Franco, e da Ceitec S.A., Cylon Gonçalves da Silva, assinaram nesta sexta-feira (14), na sede da Ceitec, em Porto Alegre, um convênio para o desenvolvimento de chip para o passaporte brasileiro.

O acordo estipula que a Ceitec, empresa que desenvolve e produz circuitos integrados para RFID (identificação por radiofrequência) e aplicações específicas, produzirá o novo dispositivo a ser usado no documento. A partir de 2014, todos os passaportes brasileiros deverão ter o chip. A estimativa de produção é de 2,2 milhões de unidades por ano.

Em seu discurso, Francisco Franco ressaltou que o convênio vai possibilitar que o Brasil tenha total controle sobre o chip utilizado no documento e sobre a solução tecnológica que operacionaliza o sistema. Marco tecnológico. A valorização da tecnologia nacional representada pelo acordo com a CMB também foi destacada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, que encerrou a cerimônia. O chip da Ceitec, totalmente projetado pela área de design da empresa, está em fase avançada de desenvolvimento. A Casa da Moeda emite cerca de 9 mil passaportes por dia e pretende chegar a 14 mil diários no próximo ano.

Nenhum comentário: