Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cinecittà: grevistas não querem modernidade

Estúdio de cinema famoso por ter rodado filmes como 'Cleópatra' e 'Ben-Hur' quer se modernizar mas empregados tentam impedir. A estrutura original atrai milhares de turistas à Roma.


ROMA, ITÁLIA - Por mais que a tecnologia possa oferecer efeitos mirabolantes os estúdios ainda são usados até hoje. Somente no verão passaso 20 produções foram rodados no Cinecittà, sendo a maior parte de filmes estrangeiros e projetos televisivos italianos. A Paixão de Cristos, de Mel Gibson, Para Roma com Amor (de Woody Allen) e Aas Gangues de Nova Iorque, de Martin Scorcese foram rodados nesta fábrica das ilsuões.

Não ao futuro

Os diretores do estúdio romano afirmam que o Cinecittà perdeu espaço para outros países e precisa se modernizar financeiramente não somente para sobreviver mas também para se manter no topo. Para Giuseppe Basso, é preciso se adequar ao novo mercado cinematográfico. Uma das propostas dos administradores seria dividir os estúdios em empresas menores além de construir um spa e um parque temático.

Os empregados são contra a evolução e dizem que os planos podem acontecer demissão de muitos empregados. Temem também que o velho estúdio abandonasse suas tradicionais atividades, e passasse a fazer outros tipos de entretenimento. Para o líder dos grevistas Francesco Mancini "Eles dizem que é um relançamento do Cinecittà, mas para mim isso é algo em direção a atividades comerciais não ligadas ao cinema."

O movimento recebeu o apoio de cineastas Ken Loach e Bernardo Bertolucci. Os grevistas já apelaram ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, para que impeça os planos futurista dos diretores do Cinecittá.Os mesmo negam categoricamente os planos de abandonar a produção cinematográfica no estúdio. Porém, como grevista é grevista em todo o mundo, eles já imaginam até que o alto valor do terreno faça com que venha a desaparecer de uma vez por toda os estúdios pois, segundo grevistas, há sondagem de construtoras.

Nenhum comentário: