Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mestre Maranhão: o artesão do circo

Sob os olhares indiferentes à cultura este homem não passa de um idoso, um rosto a mais perdido na multidão aos habitantes da metrópole paulistana. Porém, ele é o primeiro a receber convites quando o Circo de Soleil vem ao Brasil, senta-se na parte VIP, e conversou com F&M.


Maranhão na sala de espera do Museu do circo/
Francisco Martins
 
Nascido José Araújo de Oliveira em 24 de setembro de 1923, em Pernambuco, afamado no mundo inteiro não precisa provar nada para ninguém. Entretanto, para falar à Formas&Meios, se precisava de um único tópico diferente do que já foi dito sobre sua trajetória circense que ultrapassou frontreiras.



Isso não é impecilho para este mestre dos picadeiros que tem centenas de histórias. Muito ressabiado, fomos falar com o Mestre Maranhão em seu território, sua casa, o saguão do Museu do Circo, na Galeria Olido, onde se localiza a Secretaria de Cultura do município de São Paulo.

Maquete feita por Mestre Maranhão leva sua foto/AgênciaFM
Papo vai e papo vem, aos poucos o falador senhor vai revelando sua história e suas mágoas. "Estou com um pacote de telesena do Sílvio Santos e quero mostrar para ele ver se são ou não premiadas", diz Maranhão. (Reprodução somente com autorização - agenciafm@gmail.com).

Matéria Completa: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/persona


MORRE o artesão do circo,mestre Maranhão. O artista circense faleceu em novembro de 2012 de falência multipla dos órgão. Nascido em 24 de setembro de 1923, o palhaço andava preambulando pela região central de São Paulo, e passava de vez em quando na Galeria Olido, centro, para apreciar sua obra mais recente, uma mini tenda (no alto) feita por ele. Em Formas&Meios fora tratado com dignidade, entrando para a Editoria"Persona".

Nenhum comentário: