Museu apresenta exposição cujas imagens de caricaturas incentivam a zombaria
Obra de Thomas Rowlandson, |
NOVA IORQUE - Mostra realizada no MoMa, tem como pano de fundo encorajamento à zombaria. Trata-se de um humor ácido, onde risadinhas e gargalhadas que normalmente seriam recebidas com uma encarada séria nas galerias silenciosas do museu são o objetivo da exibição "Zombaria Infinita: Caricatura e Sátira de Leonardo a Levine", que vai até o início de março.
Desenho grotesco de um padeiro com uma baba e o nariz escorrendo, em uma paródia sobre a higiene culinária no século XVIII, do artista britânico Thomas Rowlandson, considerado um dos maiores contribuintes da Idade de Ouro da caricatura, do final dos anos 1700 ao começo dos anos 1800.
Com curadora Nadine Orenstein, a mostra apresenta um total de 162 peças que mostram como o sarcasmo floresceu como forma de arte dos anos 1600 até hoje, tenta destacar influência dos primeiros caricaturistas nas gerações futuras, a mostra revela que a humanidade basicamente tem três piadas que vêm contando há séculos: sobre comida, sexo e poder. O foco da exposição são os ricos e politicamente poderosos, que foram retratados com abandono por artistas que amplamente escaparam da censura sofrida por escritores.
11 West 53 Street New York, NY 10019
Estados Unidos - (212) 708-9400
Horários: 10h30 às 17h30
Terça-feira (fechado).
http://www.moma.org/
Horários: 10h30 às 17h30
Terça-feira (fechado).
http://www.moma.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário