Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

"A Lenda do Piuí”: lendas e realidades indígenas

“A Lenda do Piuí” põe em cena lendas e realidades indígenas em texto de José Rubens Chasseraux “Os índios viram chegar os portugueses, crescer os brasileiros, e têm mais direito do que ninguém a serem eles próprios”(Darcy Ribeiro) A Cia. das Artes estreia dia 8 de outubro de 2011, no Teatro Commune.


O espetáculo infantil “A LENDA DO PIUÍ”, um conto indígena escrito por Sérvulo Augusto e José Rubens Chasseraux, com direção de Jair Aguiar. A peça aborda, de forma bem humorada e aguçado senso crítico, as relações existentes entre a cultura indígena e a sociedade moderna, mostrando o esforço do índio em manter as suas tradições, lealdade, força de vontade, mas sendo sempre ironizado, desrespeitado, e até mesmo ignorado em nome da explosão do progresso. “O índio que o senso comum nos traz à mente é aquele do livro de História, da escola. Esse índio não existe mais, ele está urbanizado, tem internet, carro, roupas, mas não tem assistência digna do governo com relação à saúde, à educação. Temos indígenas morando ao nosso lado, no bairro do Morumbi.

Como associar esse índio lúdico à realidade que vemos?”, questiona Jair Aguiar, diretor do espetáculo. “A Lenda do Piuí” é narrada por um engraçado papagaio, Maracanã. Um dia um índio da tribo chega assustado, dizendo que uma cobra gigantesca havia chegado por aquelas terras. O que aquele povo não sabia é que o progresso já era uma realidade: um trem cortava a toda região e passava perto da tribo. Todos querem matar a suposta cobra, mas é o indiozinho Piuí que faz uma armadilha inteligente para pegar aquela cobra que o chama incessantemente. Piuí espera o trem passar e pega o rumo do trem, chega à cidade e descobre que não há cobra, que tudo não passava de uma lenda.

A realidade atual dos índios em São pauloPara dar subsidio à montagem e verificar como está a questão dos índios na atualidade, a Cia. dos Atores foi a campo entrevistar indígenas e representantes legais dos órgãos públicos que têm como função fazer a ponte entre a cultura e o Governo. As tribos visitadas foram Nhamandu Mirim, em Peruíbe, litoral de São Paulo, e duas outras em Parelheiros, a Krukutu e a Tenonde Porã, ambas em Parelheiros, bairro no extremo da zona sul da cidade. Na pesquisa realizada, foi encontrada uma realidade desconhecida da maioria da população: a dos índios que vivem, moram e se perpetuam na metrópole, como os que vivem na tribo Pankararu, localizados na comunidade Real Park, no bairro do Morumbi.

Quando o condomínio (Cingapura) foi construído, dois blocos de apartamentos foram reservados exclusivamente para os índios urbanizados, uma categoria que a FUNAI não pode atender, porque está fora da circunscrição da aldeia. Hoje, os moradores indígenas da cidade concluem que são mais bem atendidos na cidade do que na aldeia, e não têm intenção de voltar para lá.

Ficha Técnica

Texto: Sérvulo Augusto e José Rubens Chasseraux
Direção: Jair Aguiar Assistência Geral: Gustavo Fontana e André Martins
Preparação: Luiza Albuquerques/Nivio Diegues/Bruna Paoli
Músicas: Vila Lobos Figurinos e Adereços: Márcio Tadeu
Iluminação: Will Damas Design Gráfico: Jair Aguiar
Produção: Companhia das Artes Administração: Márcia Carraro
Secretaria: Amanda Carolina Estagiário: Bruno Poles
Auxiliar Geral: Manoel Cabral Ator Convidado - Paulo Pompéia

Elenco

Diego Lima, Mariana Akkari, Guilherme Trindade, Chistine Salomão, Adriana Andrette, Ana Luiza Sabatin, Ana Paula Lubas, André Vaz Carias, Edna Giles, Gabriela Viana, Gabrielle Dines, Guilherme Silva, Hyngritt Letícia, Juliana Gallinari, Leandro Timossi, Lucas Arcino, Lucas de Amorim, Maria Alice Breves, Mariano Rodrigues, Natali Bolonhez, Nathan Campos, Raianne Rondina, Rua Vinicius, Stephanya Tertuliano, Thiago Zurk, Valdívia Porto, Vitor Moura, Vitor Santos, Viviane Baptistelli, Yasnaia Boldo, Zenilda Freitas “A Lenda do Piuí” -

Serviço

Espetáculo: A LENDA DO PIUÍ

Temporada: de 8 de outubro a 6 novembro de 2011
Local: Teatro Commune - Rua da Consolação, 1218 – São Paulo/SP
Fone: 11 3476-0792Horários: Sábados e domingos às 15 horas
Ingressos: R$40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia)
Obs. haverá espetáculo dia 12 de outubro (dia das crianças), às 15 horas.

Canal Aberto Assessoria de Imprensa - Marcia Marques -
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510 Celular: 011 9126 0425
/ Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto

Nenhum comentário: