Expectativa é recolher pelo menos 50 toneladas de lixo eletrônico em 15 dias de campanha/Prefeitura de Santos Materiais serão reaproveitados ou descartados com segurança
As estações do metrô de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro estão com postos de recolhimento de lixo eletrônico, até 26 de outubro, das 6h às 18h. A iniciativa faz parte da campanha “Mês do Consumo Sustentável”, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente. Os postos de coleta receberão TVs, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs sem condições de uso.
Inicialmente, serão reaproveitados todos os materiais que possam retornar ao processo produtivo, o que reduz a necessidade de extrair mais elementos da natureza. O que não pode ser reaproveitado será descartado com segurança, em lugares adequados.
Lançamento
Quem passar pelo metrô nas quatro capitais no próximo sábado (15), Dia do Consumidor Consciente, vai poder acompanhar o lançamento oficial da campanha. O posto de coleta de Brasília estará funcionando na estação Galeria; em São Paulo, na estação do Tucuruvi. No Rio de Janeiro, o consumidor poderá deixar os produtos eletrônicos na estação Carioca, no centro; e em Belo Horizonte, na estação Eldorado. A expectativa é recolher pelo menos 50 toneladas de lixo eletrônico em 15 dias de campanha.
Além dessa ação, serão realizados outros eventos de conscientização. Um exemplo será o lançamento do “Vamos tirar o planeta do sufoco”, em 20 de outubro. A campanha vai abordar o uso de embalagens sustentáveis no lugar das sacolas de plástico na hora de carregar as compras.
Eletroeletrônicos no País
Anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros. Esses produtos contêm elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que podem contaminar o ar, a água e o solo. A informação é do Ministério do Meio Ambiente. FONTES: Secom / http://www.formasemeios.logs.sapo.pt/
Saiba mais aqui. http://hotsite.mma.gov.br/mesdoconsumosustentavel/
Nenhum comentário:
Postar um comentário