Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Liberdade poética ou exagero?

Uma instalação de arte que mistura uma imagem de Cristo com símbolos kitsch da cultura pop, e inclui um crucifixo com um pênis móvel, causou alvoroço entre os católicos conservadores nas Filipinas, que consideram a obra um sacrilégio.

MANILA - FILIPINAS (Agência FM) - Mideo Cruz, um artista plástico é o responsável pela polêmica instalação feita com o objetivo de ser um comentário sobre o culto de um ícone. A instalação vem sendo tachado de "demônio" e bombardeado com ameaças de morte e e-mails raivosos desde que a peça começou a ser mostrada em uma exposição em Manila, que entrou em cartaz dia 17 de junho.

"Que a sua alma queime no inferno, seu Diabo pro (sic) artista", escreveu um furioso usuário do Facebook, um entre dezenas de pessoas atacando o trabalho de Cruz.

Aos 37 anos, Mideo trabalha com performances visuais e já realizou exposições em espaços artísticos em Nova Iorque, Tóquio, Paris por exemplo. "Não se pode forçar as pessoas. Mas apenas espero que quando olhamos para algo, o processo não pare na superfície", afirmou Mideo.

Intitulada "Poleteismo" (Politeísmo) fala sobre a adoração de imagens e como a idolatria se modifica ao longo da história e na cultura moderna. Pôsteres de Cristo e da Virgem Maria, crucifixos e raridades religiosas relembram os 300 anos do domínio espanhol, que introduziu o catolicismo nas Filipinas, enquanto imagens de Mickey Mouse, da Estátua da Liberdade e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apontam para a duradoura influência do imperialismo norte-americano no país. (Marcelo Contreras - Especial Agência FM)

Nenhum comentário: