Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Morre Nancy Wake, a espiã

Heroina Nancy Wake, uma espiã da 2a Guerra Mundial, da Resistência francesa, morreu em Londres aos 98 anos de idade.

Nancy Wake, jovem


Nancy ficou conhecida como  "The White Mouse" (a rata branca), por sua habilidade de agir sem ser identificada. Ela chegou a ser a pessoa mais procurada pela Gestapo, a polícia secreta da Alemanha nazista.



Nascida na Nova Zelândia, porém logo nos primeiros anos se mudou para a Austrália, onde desenvolveu sua carreira. Depois de um breve período como enfermeira, Wake trabalhou como jornalista na Europa e se casou com o empresário francês Henri Fiocca, em 1939. Traída, Nancy escapou para Londres, mas seu marido foi torturado e morto pela Gestapo. "Na minha opinião, o único alemão bom era um alemão morto, e quanto mais morto, melhor", disse ela em uma entrevista anos atrás. "Lamento não ter matado mais."
Nancy em 2006

Provavelmente a espiã mais condecorada, tem em sua relação de prêmios a Medalha George, da Grã-Bretanha, a Medalha da Liberdade, dos Estados Unidos, e a Cruz de Guerra, da França. No ano de 2007 também foi condecorada na Austrália.

Apos sofrer um ataque cardíaco em 2003, Wake passou a morar em uma casa de repouso, em Londres. Nancy Wake morreu em 7 de agosto, depois de ser hospitalizada para tratar uma infecção no peito. A heroina completaria  99 anos em 30 de agosto.

Um comentário:

Anônimo disse...

vejam o filme Charlotte Gray!!