Ligações à Central de Atendimento à Mulher podem ser feitas gratuitamente de qualquer parte do País
BRASÍLIA - DF - BRAZIL (Formas&Meios) - A Central de Atendimento à Mulher, criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres em 2005, é um serviço do governo federal que busca auxiliar e orientar as mulheres vítimas de violência por meio do número de utilidade pública 180. A Central recebe ligações gratuitas de qualquer parte do território nacional.
O serviço funciona diariamente, 24 horas, inclusive nos feriados e finais de semana - ocasiões em que o número de ocorrências de violência contra a mulher aumenta. De acordo com a Secretaria, as atendentes foram orientadas em questões de gênero, legislação, políticas governamentais para as mulheres e estão aptas a prestar informações sobre os serviços disponíveis no País para o enfrentamento à violência e, principalmente, para o recebimento de denúncias e acolhimento das mulheres em situação de violência.
Números - Até junho deste ano, a Central recebeu 1,9 milhão de ligações, sendo que 434,7 mil atendimentos estavam relacionados à aplicação da Lei Maria da Penha - o que corresponde a 22,3% dos telefonemas.
A procura pelo Ligue 180 é espontânea e o volume de ligações não se relaciona diretamente com a incidência de crimes ou violência. A busca pelo serviço reflete, de acordo com a secretaria, um maior acesso da população a meios de comunicação, vontade de se manifestar, fortalecimento da rede de atendimento às mulheres e a mudança nos costumes que deu mais poder à população feminina local. FONTES: Secom / http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/
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