Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ambulâncias e medicamentos para o Haiti

Enquanto pessoas morrem na fila dos hospitais públicos, mulheres dão à luz sem qualquer assistência que levam à morte, o Brasil faz doações de ambulâncias para o Haiti com capacitação  técnica. Ironia, não?

Chegaram nesta semana em Porto Príncipe 360 toneladas do soro Ringer Lactato, medicamento essencial para tratamento de cólera, e 350 mil equipos (itens completos para aplicação do soro) prontos para uso, doados pelo Ministério da Saúde do Brasil ao Haiti.

Com a doação, poderão ser tratados cerca de 50 mil casos moderados e graves de cólera, principalmente em Porto Príncipe, região de grande concentração populacional, onde muitas famílias estão vivendo em acampamentos, após o terremoto em janeiro de 2010.

Os medicamentos e insumos serão armazenados para distribuição no Programa de Medicamentos Essenciais da Organização Pan-Americana da Saúde do Haiti e serão distribuídos de acordo com a necessidade apresentada pelo Ministério de Saúde Pública e da População do Haiti. Além disso, na semana passada, foram desembarcadas em Porto Príncipe 30 ambulâncias, também doadas pelo ministério, com equipamento básico de atendimento.

O Brasil também ofereceu capacitação técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu). As ambulâncias, que custaram R$ 3,86 milhões, e os insumos para tratamento de cólera, que custaram R$ 800 mil, foram adquiridos com recursos extraordinários do Ministério da Saúde, conforme Lei nº 12.239, para operações de assistência especial no exterior e assistência humanitária ao Haiti, em iniciativas voltadas para a saúde. MAIS:  http://www.saude.gov.br/

Nenhum comentário: