Escultora argentina Kate Clark esculpe rostos humanos em animais empalhados
Kate Clark se interessou pelo tema ainda na universidade,diz, onde começou a desenvolver as esculturas. Utilizando-se de animais empalhados, a artista passou a manipular seus rostos, dando forma e expressão semelhante às humanas. "Eu amo animais, então sou sensível ao fato de que uso pele animal", disse Kate.
Segundo a artista, sua obra fala sobre a necessidade de equilíbrio entre homens e animais ao tentar aproximar as expressões pelas quais se comunicam, e não sobre a supremacia do ser humano na natureza.
Quanto ao material, ele informa que recebe de um fornecedor especializado, a pele com cabeça do animal. A pele é separada e preenchida com espuma. Então, ela limpa o rosto do animal, retirando pele e restos de carne, e o modifica com uma base de argila, até que se pareça com o rosto de uma pessoa. "Meu objetivo é que os híbridos sejam honrados, belos e vívidos. Eu evito sorrisos estáticos ou caretas. As esculturas não são feitas para serem sátiras de uma pessoa específica, cuja personalidade é um estereótipo da 'simplicidade' dos animais", diz. (Fotos: Kate Clark)
Nenhum comentário:
Postar um comentário