Depois de circular por parques da periferia de São Paulo, estreia dia 13 de maio de 2011, no Parque da Água Branca, o espetáculo O Tribunal De Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras, com dramaturgia de Paulo Rogério Lopes e direção de Cuca Bollafi. A ficha técnica ainda tem Marisa Bentivegna na iluminação, Dr Morris na direção musical e Marco Lima na criação de cenários e figurinos, profissionais premiados da cena cultural paulistana.
Permeado de referências medievais e mitos populares, O Tribunal De Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras faz uma reflexão bem humorada do que de fato é a “verdade” dentro de um mundo onde os valores mudam muito rapidamente.
Este espetáculo é resultado do projeto Do Barracão Pra Rua, que comemora os 10 anos da Barracão Cultural. Responsável pela realização de espetáculos aclamados como A Mulher que Ri, Cacoete e Caixa Mágica, estreados no Teatro Alfa, em São Paulo, com diversas temporadas na Capital e interior, a Barracão Cultural escolheu, para esta comemoração, o caminho oposto de sua trajetória: ir às ruas e chegar bem perto daquele público que tem pouco ou até nenhum acesso ao teatro.
Nesta primeira etapa, serão 48 apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de se apresentar em parques de bairros da periferia de São Paulo. Também serão feitas apresentações em São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, São Luiz do Paraitinga e Catuçaba, um distrito rural desta cidade, que tem em torno de 800 habitantes.
Sinopse
Em uma apresentação na rua, dois atores (o sábio Salomão e a deusa da Justiça) preparam seu espetáculo quando são surpreendidos por três pessoas que carregam uma garrafa e um segredo. Acreditando que o sábio e a deusa possam ajudá-los, os três querem o veredicto sobre qual verdade deve prevalecer no julgamento do real herdeiro da garrafa e de seu conteúdo.
Sobre a montagem
Cada elemento da cena foi pensado para compor imagens de grande apuro estético, mas que buscam a apropriação e valorização das especificidades de um espetáculo para espaços abertos. Assim, a música entra como parte integrante da dramaturgia, como elemento narrativo, ajudando na determinação de climas e ritmo nas cenas. Cenários e figurinos de grande impacto visual, definem a espacialidade e traduzem a atemporalidade e uma minuciosa pesquisa sobre formas de sonorização e iluminação, integram estes recursos no espetáculo de forma orgânica.
Histórico da Barracão Cultural, por Eloisa Elena
A Barracão Cultural cria e produz espetáculos de teatro e música e tem como proposta realizar trabalhos que priorizam a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e que se comuniquem com públicos diversos. Ao longo destes anos, trabalhamos com muitos parceiros, valorizando um ambiente onde cada pessoa tenha um espaço efetivo de criação e compartilhe do processo como um todo.
Criada e dirigida pela atriz Eloisa Elena e o músico Dr Morris em 2001, a produtora foi responsável pela realização de espetáculos teatrais, como A Mulher que Ri, Cacoete, Um Destino para Julieta e Romeu, Caixa Mágica e Convite para Jantar, lançou os CDs 5, de Dr Morris e Urbanda e produziu projetos musicais como Um Sopro de Brasil, em parceria com Myriam Taubkin.
Ficha Técnica
O TRIBUNAL DE SALOMÃO e o julgamento das meias-verdades inteiras
Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes Direção: Cuca Bolaffi Elenco: Eloisa Elena - Mulher /// Claudio Queiroz - Pai /// Thiago Andreuccetti - Homem /// Maurício Mateus - Salomão /// Alexandre Maldonado – Justiça Canções, Produção e Direção Musical: Dr. Morris Concepção de Cenário e Figurino: Marco Lima Iluminação: Marisa Bentivegna Visagismo: Marina Reis Fotos: João Caldas Programação Visual: Teresa Maita Assessoria de Imprensa: Marcia Marques Oficina e Arranjos de Percussão: Dani Zulu Preparação Vocal: Juçara Marçal Coordenação Técnica: Maurício Mateus Construção de Cenário: Ono - Zone estúdio Costureira: Benê Calixtro Confecção de Bonecos e Adereços: Maracujá Laboratório de Artes Confecção de Polainas: David Direção de Produção: Eloisa Elena Produção Executiva: Geondes Antonio Assistente de Produção: Cauê Matias Administração: Marina Porto Idealização e Realização: Barracão Cultural Patrocínio: Correios e Racional Engenharia
Serviço
Parque da Água Branca – Rua Ministro de Godoy, 310,
Perdizes – São Paulo/SP
Dias 13 e 14 de maio, às 20h
Dia 15 de maio, às 18h
Dia 22 de maio, às 18h
Dia 28 de maio, às 15h e 20h
*No Parque da Água Branca haverá espetáculo mesmo em dias de chuva.
Parque da Aclimação - Rua Muniz de Souza 1119 – Aclimação – São Paulo/SP
Dia 21 de maio, às 18h
Praça Buenos Aires, Avenida Angélica 1.500 - Higienópolis – São Paulo/SP
Dia 29 de maio de 2011, às 15h
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510 Celular: 011 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com
/ Site: http://www.canalaberto.com.br/ /
Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário