Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Tribunal De Salomão e o julgamento

O projeto “Do Barracão Pra Rua” comemora 10 anos da produtora cultural

Depois de circular por parques da periferia de São Paulo, estreia dia 13 de maio de 2011, no Parque da Água Branca, o espetáculo O Tribunal De Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras, com dramaturgia de Paulo Rogério Lopes e direção de Cuca Bollafi. A ficha técnica ainda tem Marisa Bentivegna na iluminação, Dr Morris na direção musical e Marco Lima na criação de cenários e figurinos, profissionais premiados da cena cultural paulistana.

Permeado de referências medievais e mitos populares, O Tribunal De Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras faz uma reflexão bem humorada do que de fato é a “verdade” dentro de um mundo onde os valores mudam muito rapidamente.

Este espetáculo é resultado do projeto Do Barracão Pra Rua, que comemora os 10 anos da Barracão Cultural. Responsável pela realização de espetáculos aclamados como A Mulher que Ri, Cacoete e Caixa Mágica, estreados no Teatro Alfa, em São Paulo, com diversas temporadas na Capital e interior, a Barracão Cultural escolheu, para esta comemoração, o caminho oposto de sua trajetória: ir às ruas e chegar bem perto daquele público que tem pouco ou até nenhum acesso ao teatro.

Nesta primeira etapa, serão 48 apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de se apresentar em parques de bairros da periferia de São Paulo. Também serão feitas apresentações em São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, São Luiz do Paraitinga e Catuçaba, um distrito rural desta cidade, que tem em torno de 800 habitantes.

Sinopse

Em uma apresentação na rua, dois atores (o sábio Salomão e a deusa da Justiça) preparam seu espetáculo quando são surpreendidos por três pessoas que carregam uma garrafa e um segredo. Acreditando que o sábio e a deusa possam ajudá-los, os três querem o veredicto sobre qual verdade deve prevalecer no julgamento do real herdeiro da garrafa e de seu conteúdo.

Sobre a montagem

Cada elemento da cena foi pensado para compor imagens de grande apuro estético, mas que buscam a apropriação e valorização das especificidades de um espetáculo para espaços abertos. Assim, a música entra como parte integrante da dramaturgia, como elemento narrativo, ajudando na determinação de climas e ritmo nas cenas. Cenários e figurinos de grande impacto visual, definem a espacialidade e traduzem a atemporalidade e uma minuciosa pesquisa sobre formas de sonorização e iluminação, integram estes recursos no espetáculo de forma orgânica.

Histórico da Barracão Cultural, por Eloisa Elena

A Barracão Cultural cria e produz espetáculos de teatro e música e tem como proposta realizar trabalhos que priorizam a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e que se comuniquem com públicos diversos. Ao longo destes anos, trabalhamos com muitos parceiros, valorizando um ambiente onde cada pessoa tenha um espaço efetivo de criação e compartilhe do processo como um todo.

Criada e dirigida pela atriz Eloisa Elena e o músico Dr Morris em 2001, a produtora foi responsável pela realização de espetáculos teatrais, como A Mulher que Ri, Cacoete, Um Destino para Julieta e Romeu, Caixa Mágica e Convite para Jantar, lançou os CDs 5, de Dr Morris e Urbanda e produziu projetos musicais como Um Sopro de Brasil, em parceria com Myriam Taubkin.

Ficha Técnica

O TRIBUNAL DE SALOMÃO e o julgamento das meias-verdades inteiras

Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes Direção: Cuca Bolaffi Elenco: Eloisa Elena - Mulher /// Claudio Queiroz - Pai /// Thiago Andreuccetti - Homem /// Maurício Mateus - Salomão /// Alexandre Maldonado – Justiça Canções, Produção e Direção Musical: Dr. Morris Concepção de Cenário e Figurino: Marco Lima Iluminação: Marisa Bentivegna Visagismo: Marina Reis Fotos: João Caldas Programação Visual: Teresa Maita Assessoria de Imprensa: Marcia Marques Oficina e Arranjos de Percussão: Dani Zulu Preparação Vocal: Juçara Marçal Coordenação Técnica: Maurício Mateus Construção de Cenário: Ono - Zone estúdio Costureira: Benê Calixtro Confecção de Bonecos e Adereços: Maracujá Laboratório de Artes Confecção de Polainas: David Direção de Produção: Eloisa Elena Produção Executiva: Geondes Antonio Assistente de Produção: Cauê Matias Administração: Marina Porto Idealização e Realização: Barracão Cultural Patrocínio: Correios e Racional Engenharia

Serviço

Parque da Água Branca – Rua Ministro de Godoy, 310,
 Perdizes – São Paulo/SP

Dias 13 e 14 de maio, às 20h
Dia 15 de maio, às 18h
Dia 22 de maio, às 18h
Dia 28 de maio, às 15h e 20h

*No Parque da Água Branca haverá espetáculo mesmo em dias de chuva.
Parque da Aclimação - Rua Muniz de Souza 1119 – Aclimação – São Paulo/SP
Dia 21 de maio, às 18h
Praça Buenos Aires, Avenida Angélica 1.500 - Higienópolis – São Paulo/SP
Dia 29 de maio de 2011, às 15h


Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques

Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510 Celular: 011 9126 0425
Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto

Nenhum comentário: