Caetano Veloso bem alegre com a banda "Cê" |
Acompanhado pela banda Cê, músico faz até nova roupagem para Billie Jean e outras canções
Caetano Veloso é o mesmo de sempre, um ser livre e pousa no palco seguro como é habitual para cantar os velhos e os novos sucessos com vigor. Recriando sempre, ele aposta em três jovens músicos no show de gravação do álbum Zii e Zie, um CD que ganhou uma versão em DVD.
Cê - Pedro Sá, Marcelo Calado e Ricardo Dias Gomes e mais Caetano, apresentam o show que começa com a debochada Voz do Morto, música que o baiano fez depois de ter sido impedido de participar de um festival de samba década, ele pousa em um território tranquilo para que Caetano e a banda Cê toquem com mansidão Sem Cais e Trem das Cores. Uma das mehores faixas, Perdeu é a primeira canção do álbum Zii e Zie a ser tocada pelo grupo. Trata-se de um rabalho coletivo, e a câmera que percorre o palco parece querer reforçar que o resultado também é. Caetano Veloso preferem chamar a nova sonoridade de Zii e Zie e a banda concorda, é claro, pois já haviam experimentado no álbum anterior, Cê - de "transrock" e "transamba". Para quem preferir dispensar "trans-etiquetas", Zii e Zie vale por um Caetano de "choro e rock n`roll".
O disco tem uma mistura envolvente que ele e banda fazem na playlist. Caetano e os jovens músicos juntam Lobão tem Razão e Maria Bethânia com um requinte virtuoso do baixo, guitarra e bateria. O show de gravação da MTV de Zii e Zie tem também Caetano: banquinho e violão. Solitário, o artista transforma a "cafajestagem" de Billie Jean, sucesso na voz de Michael Jackson, em bossa cheia de malemolência. O melhor momento do show está, sem dúvida, na sequência de Tarado ni Você, Não Identificado e a provocativa Odeio, cantadas em coro pela plateia.
O DVD de Zii e Zie, gravado no Vivo Rio, traz a gravação do projeto Ordem em Progresso, princípio do trabalho de Caetano com a banda Cê, e um making-off com cenas que registram com intimidade o processo de criação dos quatros artistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário