Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Rara escultura de Donato Visconti à venda



Escultura datada de 1952 com timbre M.H.C. , à venda




Trata-se de uma obra importante para a escultura brasileira, obra timbrada com as iniciais M.H.C. (Museu Henriqueta Catharino), Bahia, pertencia ao falecido Fausto Visconde, no mínimo havia seis décadas. Com seu falecimento passou ao seu neto, o jornalista Francisco Martins. Segundo informações do próprio Fausto, a escultura teria sido feita por seu pai, Donato, para o Instituo Feminino da Bahia, que mais tarde se transformaria no Museu Henriqueta Catharino. Visconti foi amigo de Francisco Leopoldo e Silva entre outros escultores famosos da época.



Donato Visconti (Visconde) nasceu em Nápolis, Itália, em 1.887, era filho de Giuseppe Visconti e de Maria Gracia Greco. Foi carabiniéri, professor, sapateiro e escultor amador. Aos 20 anos de idade mudou-se com seus pais para o Brasil, especificamente para a Cidade de São Paulo, sendo que, seu pai faleceu na década de 10, vítima de Gripe Espanhola e sua mãe de morte natural na década de 30. Em 20 de janeiro de 1912, aos 22 anos, Donato Visconti (Visconde no Brasil) casou-se com a Paulista de Araraquara Pasqualina Aloe, na época com 18 anos, nascida em 1 de janeiro de 1.893 (faleceu em 27/7/1977, na capital paulistana). Entre as várias atividades exercidas no Brasil, Visconti sempre reservou um espaço para a arte da escultura. Fazia facas, estribos, pássaros, arte sacra e animais. Teve uma vasta produção como escultor, entretanto, desapareceram por completas não somente pela ação do tempo, mas pela falta de interesse e descaso de sua família para com a arte em geral.

Ser artista ou criar a família?

Fausto Visconde ( 14/03/1922 + 06/08/2010), herdou o gosto pela arte, cinema e ópera algo peculiar ao seu pai Donato Visconti. Apesar de ter apenas 9 anos de idade na época, e tremer de medo de um simples olhar de seu pai, Fausto guardou esta obra, com assinatura, assim forjada no aço (MHC), para assim, colocar seu pai para sempre na história. Visconti chegou a participar da segunda etapa da formação das artes plásticas paulista, quando da fundação do Pensionato Artístico, 1912 (decreto 2.234 /22 de abril) e do Liceu de Artes e Ofício, onde tomou conhecimento dos escultores Torquato Bassi e Francisco Leopoldo e Silva. Em 1926 fez outra tentativa de conciliar família e arte quando da fundação da Escola Paulista de Arte, em 1925.

A escultura em pauta é uma clássica cena bíblica onde José puxa um burro com Maria montada e o menino Jesus em seus braços. O escultor deu ênfase a perspectiva da árvore dando um ar de surrealismo à obra. O escultor faleceu na capital paulista em 13 de dezembro de 1929. O casal teve cinco filhos: José, Agostinho, Armando, Fausto e Aparecida, todos mortos. Fonte dos dados pessoais e artísticos de Donato Visconti colhidos nas anotações de Fausto Visconde, falecido de Acidente Vascular Cerebral aos 88 anos, em sua residência, no bairro nasceu, Penha, zona leste da cidade de São Paulo.

O valor sugerido: R$ 8.000,000,00 (Oito mil reais).

Mais raridades ... http://www.arteecuriosidades.blogspot.com/


Contato: Francisco Martins
2848-3230 (Livre)
(5511) 9847-9789 (Vivo)
6654-4870 (O)
agenciafm@gmail.com

Nenhum comentário: