Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Morre Rubens Fazoni: baluarte da cultura

Morre ator que interpretou Keora, na grande comédia "A Casa de Chá do Luar de Agosto"
.
"Muitos saem da pobreza material porém continuam na pobreza espiritual", esta frase era a preferida desse paulistano nascido no Brás, Rubens Fazoni. Uma coisa é certa, ele saiu com louvor da miséria espiritual.
Nascido em 4 de abril de 1926, tinha como sua única paixão, os eventos culturais como exposições de artes plásticas e fotografia. Rubens era o único que fazia frente a Fausto Visconde, também falecido em 6 de agosto de 2010.
Certa época em uma exposição fotográfica de uma figura que não merece citação nominal, foi presenciado o maior debate sobre cinema de arte - por quem conhece e não como fazem os analistas do Oscar e críticos de cinema, que colocam tudo em telepronto e leem-, entre Visconde e Fazoni. Era um debate acalorado, cheio de respeito um pelo outro. Mas, não deixando de mostrar que cada um tinha peculiaridades a mostrar; uma carta escondida na manga.
O acervo cultural de Fazoni era formado por livros de artes, literatura, jornais, revistas, principalmente, sobre cinema fazia dele um baluarte nessa área.
Entre suas atrizes preferidas Ava Gardner, quem ele não cansava de tecer comentários elogiosos à diva da sétima arte.


Rubens foi um dos grandes cartazista de São Paulo, isso na época em que o computador não existia. Sua arte era solicitada tanto por bares e restaurantes quanto fachadas de cinema.

Segundo informações de seu amigo, o engenheiro Luiz Carlos Anselmo, Rubens Fazoni teve morte natural dia 14 de julho de 2010, e foi cremado conforme sua vontade.
Ator/colecionador
Rubens teve uma breve passagem pelo teatro. Na montagem brasileira de "A Casa de Chá do Lauar de Agosto",20/2/1956, ele atuou ao lado de Nathália Timberg, Eugêno Kusnet, ítalo Rossi, Fregolente, Mauro mendonça entre outros. Nessa peça teatral de John Patrick, levada no TBC - Teatro Brasileiro de Comédia (SP) e direção de Maurice Vaneau, ele interpretou a personagem KEORA. Além disso, ele também atuou como modelo fotográfico para as famosas lojas Garbo.

O colecionador Fazoni era amigo de Francisco Martins (leia -se Formas&Meios), desde quando este era menino, e recebeu também influências de Rubens Fazoni quanto seu gosto pela telona. Isso seria aprimorado através de seu avô Visconde que, fez este simples clique de "The most beautful animal in the earth" ( o mais belo animal da terra) Ava Gardner, cujo retrato dava um pouco de dor de cotovelo, no bom sentido, em Fazoni. Fica aqui, nossos sentimentos e homenagem a este que primava pelo bom gosto, pela arte e cultura geral. RUBENS: R.I.P. (Reprodução foto só com autorização)

Nenhum comentário: