Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“OS PARAFERNÁLIOS”


Núcleo de Pesquisa Teatral “OS PARAFERNÁLIOS” estréiam espetáculo Nº298, que trata das memórias de uma casa.

Dia 29 de Outubro de 2010 às 21h, no espaço Casa Contemporânea, estréia o espetáculo “Nº 298” do Núcleo de Pesquisa Teatral Parafernálios.

O espetáculo é resultado de um ano e meio de pesquisa do núcleo, criado por alunos do curso superior de teatro da Universidade Anhembi Morumbi em 2008.

O tema central da pesquisa é a memória de uma casa e consequentemente dos objetos e pessoas que por ali passaram. A chave, o peão, o vestido, os vidros quebrados. A família que construiu a casa; uma madame que a perdeu após o falecimento do marido; moradores de rua que a ocupam, prostituta que a herda e empreiteiros com projeto de demolição.

Para dar fio condutor a estas memórias está José, personagem esquecido e confuso, que transita e tenta, através de fatos e objetos, reconstituir histórias que aconteceram nesse espaço. José, interpretado por todos os atores (cada um em um momento da peça) é a representação da própria casa tentando não deixar de existir.

Narra-se todas as ocupações e desocupações desde a construção até a demolição, de maneira poética e não cronológica. As músicas são pontos fortes do espetáculo e nascem a partir de poesias criadas pelo núcleo.

Sobre o Núcleo de Pesquisa Teatral ‘Os Parafernálios’

Surgiu na Universidade Anhembi Morumbi no primeiro semestre do ano de 2008, formado por alunos do curso superior de teatro, com o intuito de pôr em prática a pesquisa adquirida dentro e fora da universidade, a partir da vivência de cada integrante do núcleo.

Sua primeira pesquisa resultou em “O mistério das meias vermelhas”, espetáculo infantil com linguagem de teatro popular, musicado e criado colaborativamente pelos integrantes do grupo. Premiado na MAC (Mostra de Artes Cênicas de Guarulhos) 2008, o grupo ficou em cartaz durante o segundo semestre do ano de 2008 em Guarulhos e São Paulo, apresentou em escolas públicas e particulares, projetos sociais e participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Em março de 2009 teve inicio a nova pesquisa, que teve como tema gerador a memória das coisas e do lugar, e deu origem ao espetáculo Nº 268.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Os Parafernálios

Direção: Os Parafernálios

Elenco: Angela Consiglio, Edu Cesar, Jimena Peinado, Laís Loesch e Marina Gadioli.

Preparação Vocal e Direção Musical: Caroline Urias.

Apoio Artístico: Gira de Oliveira.

SERVIÇO

Nº 298

De 29 de Outubro a 14 de Novembro de 2010.

Sextas e sábados às 21h. Domingos 19h.

Local: Casa Contemporânea. Rua Capitão Macedo, 370. Vila Mariana. Tel: 2337-3015

Recomendação: 12 anos.

Ingressos: R$20,00 inteira, R$10,00 meia.

Lotação: 30 pessoas

Acesso para deficientes.

Assessoria de Imprensa

Aurea Karpor

akarpor@gmail.com - (11) 8337-5168

Nenhum comentário: