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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lançado edital para linha 7 do metrô


Governo de São Paulo lança edital para implantação da Linha 17-Ouro do Metrô


No total, a Linha 17-Ouro terá 18 quilômetros de extensão, com 19 estações O Governo lançou nesta quinta-feira, 30, o edital de concorrência para a implantação da Linha 17-Ouro, que será operada por meio de Metrô Leve e ligará a estação Jabaquara (Linha 1-Azul), o Aeroporto de Congonhas, e a estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).


O evento contou com as presenças do governador do estado de São Paulo, Alberto Goldman, e do Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz, Portella. A empresa vencedora será responsável pela implantação da Linha, fornecimento da frota de 24 trens e sistemas. O contrato terá 42 meses de vigência a partir da assinatura. O ganhador será aquele que oferecer o menor preço dentre as empresas habilitadas.


O edital estará disponível por 45 dias a partir de sua publicação. As propostas devem ser abertas no dia 18 de novembro. No total, a Linha 17-Ouro terá 18 quilômetros de extensão, com 19 estações: Jabaquara; Hospital Sabóia; Cidade Leonor; Vila Babilônia; Vila Paulista; Jardim Aeroporto; Congonhas; Brooklin Paulista; Vereador José Diniz; Água Espraiada; Vila Cordeiro; Chucri Zaidan; Morumbi; Granja Julieta; Panambi; Paraisópolis; Américo Mourano; Estádio Morumbi; São Paulo-Morumbi. A previsão é que 230 mil pessoas sejam atendidas diariamente. A Linha 17-Ouro seguirá o traçado das avenidas Roberto Marinho, Nações Unidas, Perimetral e João Jorge Saad entre outras. Haverá conexão com o sistema metro-ferroviário nas estações Jabaquara (Linha 1-Azul) e Morumbi da CPTM (Linha 9-Esmeralda) e nas futuras estações Água Espraiada (Linha 5-Lilás) e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).


Tecnologia


O Metrô Leve é uma tecnologia pioneira no Brasil e já está sendo implantado pelo Metrô de São Paulo no prolongamento da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Cidade Tiradentes), cujo contrato da obra foi assinado na última segunda-feira. Como será construído em elevado, o Metrô Leve evitará muitas desapropriações, tornando a implantação do projeto mais rápida e econômica. Além disso, por estar inserido no eixo das avenidas, já que a via é totalmente segregada, não provocará interferência no sistema viário. O Metrô Leve é amigável ao meio ambiente, pois não emite gases e tem baixo nível de ruído.


Neste sistema de transporte, a composição funciona com tração elétrica e corre sobre pneus em uma viga, circulando em via elevada. A implantação da Linha 17 também conta com projeto paisagístico, com árvores nativas plantadas na via por onde correrá os trens, formando corredores verdes ao longo do percurso, valorizando essas áreas. (Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa do Palácio do Governo)

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