Em sua última pregação alertou sobre os terremotos de Arica e Arequipa.
É o grande missionário do período colonial junto com São Luis Beltrão, São Pedro Cláver.Nascido em Montilla , em Córdoba - Espanha, aos 20 anos ingressou na comunidade de franciscanos dessa cidade. Foi ordenado sacerdote, percorreu os povoados de Córdoba, Sevilha e Granada carregando em torno de si multidões afervoradas por sua palavra e, principalmente, por seu carisma.
No ano de 1589, embarca para o Peru. Partindo do norte da Argentina - Santiago del Estero, La Rioja, e Córdoba, chegou ao Peru chegou ao Peru, depois de ter permanecido em Tucumán por 11 anos, de 1591 a 1602, primeiro como missionário e como viceprovincial de todos os conventos de Tucumán e do Paraguai, ambos dependentes da província do Peru.Os últimos anos passou-os em seu retiro em Lima. Em dezembro de 1605, abandonou seu retiro com um crucifixo na mão e saiu pelas ruas e praças exortando a todos a fazer penitência de seus pecados e ameaçando os renitentes com os castigos de Deus.
Muitos o seguem até a Praça de Armas. O exemplo de Arica e Arequipa assolados por um terremoto está na mente e na lembrança de todos. Aquela noite todas as igrejas ficaram abertas devido ao grande afluxo de pessoas que pediam aos gritos a confissão. Foi sua última pregação. Depois disso sua vida transcorreu tranquila. Faleceu em 14 de julho de 1610. É o grande missionário do período colonial junto com São Luis Beltrão, São Pedro Cláver e outros. Foi canonizado em 1726, sua festa é realizada em 24 de julho. Nesse ano de 2010 é lembrado os 400 anos de sua morte.
MAIS centenários em Formas&Meiso (Ways&Means) a página brasileira mais visitada na Europa: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/?skip=2&tag=centen%C3%A1rios
Nenhum comentário:
Postar um comentário