Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Paul Gauguin

Gauguin foi uma pessoa de gênio difícil, Começou a esculpir relativamente tarde só bem mais tarde inicia-se na pintura, graças ao empurrãozinho do amigo Pablo Picasso. Ele sentia-se fora da atmosfera de Paris, que estava sendo destruída pela sociedade industrial, não combinva com seua estilo impressionista.



No ano de 1888, fixa residência na Bretanha, uma região católica voltada para ela mesma, e na aldeia de Pont-Aven, junta-se a um grupo de artistas, e lá, conhece o jovem pintor, Emile Bernard, que de algum modo inspirou Gauguin. Em suas obras O Trigo Negro (1888), que é cor-de-laranja ou Bretões na Pradaria (1888), ele usa um jogo de cores entre o branco e o negro, onde contém características do estilo de Bernard..
Em a Visão Após o Sermão também de 1888, esta tela foi a mais influenciada pelo estilo de Emile Bernard, especificamente na delimitação dos personagens em contornos e na utilização não-realista das cores. A temática da tela é aquela em que os Bretões têm ao sair da igreja: projectam num campo vermelho a batalha entre Jacob e o Anjo, que um certo padre tinha lhe falado. Na verdade, Gauiguin, buscava na Bretanha, a simplicidade rústica e supersticiosa pois a localidade oferecia-lhe o cenário ideal.
O artista sofreu outras influências como nos "mangas", algo do tipo realizados por Hokusai. Gauguin deu ao seu estilo a denominação de "divisionismo", já que as figuras se encontavam "divididas" por contornos. O Cristo amarelo, de 1988, representa um calvário de uma aldeia perto de Pont-Aven, rodeado de bretões curiosamente representados, onde o Cristo e a paisagem são amarelos e as árvores laranja..
Outra obra fascinante é O Cristo no Jardim nas Oliveiras (1889) que representa Gauguin sobre os traços de Cristo rezando no Jardins das Oliveiras na véspera da sua morte. A cabeleira ruiva do Cristo faz com que o quadro coloca o quadro em um universo um tanto caótico.
Em 1891 ele pinta A Refeição (1891), sua primeira obra do autor feita na Polinésia, no Tahiti. Nela ele colca todos os elementos: personagens situam-se num mesmo e único plano. Com seu limite alto, do quadro, tem semelhança com Rampa, obra de Degas.

“Eu vos saúdo, Maria “(1891) transpõe um assunto cristão;, e os papéis são desem penhados por esculturais raparigas bronzeadas, usando vestidos tahitianos. Outras obras com temática exótica Tens Ciúmes? Sugere uma utilização subjectiva de cores.
Em A Rapariga com o Mango (em destaque), 1892, representa sua companheira da polinésia, e está usando um vestido malva. Quanto ao mango, simboliza a fertilidade. Nessa tela Gauguin põe a complementaridade das cores; o amarelo e o malva põem-se mutuamente em evidência. Um gênio difícil com obras geniais, este foi Eugène-Henri-Paul Gauguin Paris, 7 de Junho de 1848, morreu em - Ilhas Marquesas, 8 de Maio de 1903.

Nenhum comentário: