
No ano de 1888, fixa residência na Bretanha, uma região católica voltada para ela mesma, e na aldeia de Pont-Aven, junta-se a um grupo de artistas, e lá, conhece o jovem pintor, Emile Bernard, que de algum modo inspirou Gauguin. Em suas obras O Trigo Negro (1888), que é cor-de-laranja ou Bretões na Pradaria (1888), ele usa um jogo de cores entre o branco e o negro, onde contém características do estilo de Bernard..
Em a Visão Após o Sermão também de 1888, esta tela foi a mais influenciada pelo estilo de Emile Bernard, especificamente na delimitação dos personagens em contornos e na utilização não-realista das cores. A temática da tela é aquela em que os Bretões têm ao sair da igreja: projectam num campo vermelho a batalha entre Jacob e o Anjo, que um certo padre tinha lhe falado. Na verdade, Gauiguin, buscava na Bretanha, a simplicidade rústica e supersticiosa pois a localidade oferecia-lhe o cenário ideal.
O artista sofreu outras influências como nos "mangas", algo do tipo realizados por Hokusai. Gauguin deu ao seu estilo a denominação de "divisionismo", já que as figuras se encontavam "divididas" por contornos. O Cristo amarelo, de 1988, representa um calvário de uma aldeia perto de Pont-Aven, rodeado de bretões curiosamente representados, onde o Cristo e a paisagem são amarelos e as árvores laranja..
Outra obra fascinante é O Cristo no Jardim nas Oliveiras (1889) que representa Gauguin sobre os traços de Cristo rezando no Jardins das Oliveiras na véspera da sua morte. A cabeleira ruiva do Cristo faz com que o quadro coloca o quadro em um universo um tanto caótico.
Em 1891 ele pinta A Refeição (1891), sua primeira obra do autor feita na Polinésia, no Tahiti. Nela ele colca todos os elementos: personagens situam-se num mesmo e único plano. Com seu limite alto, do quadro, tem semelhança com Rampa, obra de Degas.
“Eu vos saúdo, Maria “(1891) transpõe um assunto cristão;, e os papéis são desem penhados por esculturais raparigas bronzeadas, usando vestidos tahitianos. Outras obras com temática exótica Tens Ciúmes? Sugere uma utilização subjectiva de cores.
Em A Rapariga com o Mango (em destaque), 1892, representa sua companheira da polinésia, e está usando um vestido malva. Quanto ao mango, simboliza a fertilidade. Nessa tela Gauguin põe a complementaridade das cores; o amarelo e o malva põem-se mutuamente em evidência. Um gênio difícil com obras geniais, este foi Eugène-Henri-Paul Gauguin Paris, 7 de Junho de 1848, morreu em - Ilhas Marquesas, 8 de Maio de 1903.
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