Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Esculturas na ponta do lápis

Artista brasileiro radicado nos EUA faz esculturas em pontas de lápis

NOVA IORQUE (Agência FM) - Dalton Ghetti é um artista plástico brasileiro radicado em Connecticut, EUA, e esculpe o grafite de lápis. Já fez um pouco de fama nos EUA, e sua escultura mais famosa, Alphabet, demorou dois anos e meio para ficar pronta. Ghetti afirma que faz essa arte em pontas de lápis desde que era criança, na escola, apontando seus lápis com uma lâmina de barbear. Ele descobriu a textura macia do grafite, então, começou a experimentar, primeiro esculpindo nomes na madeira dos lápis. Ghetti fez outros experimentos em diferentes materiais por exemplo sabão, giz e casca de árvore. Porém, se decidiu pelo grafite de lápis de carpinteiro o número 2. Sua arte está em exposição Meticulous Masterpieces: Contemporary Art by Dalton Ghetti, Les Lourigan e Jennifer Maestre, no New Britain Museum of American Art, em New Britain, Connecticut.
Na raça
O carpinteiro Dalton Ghetti pode levar meses e até anos para fazer suas mini-esculturas. Trabalha sem lente de aumento ou outra tecnologia, se utiliza apenas de lâminas de barbear e de agulhas de costura. Sentado sob luz forte, dedica-se às esculturas uma hora e meia por dia para não cansar a vista.
No ano de 2005 fez sua escultura mais famosa, Alphabet, nela esculpiu todas as letras do alfabeto em pontas de 26 lápis. Chegou a esculpir até instrumentos utilizados para fazer as esculturas como na série Na série Correntes.

Novo projeto

No momento, ele trabalha em um projeto em homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro, em Nova York. Ghetti esculpirá uma lágrima em um lápis para cada morto na tragédia. No total, serão 3.000 mini-lágrimas que, juntas, deverão formar uma lágrima enorme. O prazo estimado para finalizar o projeto é dez anos, informou Dalton Ghetti.

Nenhum comentário: