Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Alemanha, 1945”

Lançamento da Companhia das Letras apresenta o trágico período onde somente no mês de janeiro mais de 1 milhão de pessoas morreram. Obra contribui muito para a historiografia desse período denominado de “hora zero”.


A onda de violência sem precedentes na Europa é tema da mais recente obra literária de Richard Bessel. Cidades e símbolos destruídos por incessantes bombardeios, desintegração social e colapso econômico. "Alemanha, 1945: da Guerra à Paz", é um excelente relato do historiador inglês Richard Bessel que mostra o desenlace deste conflito devastador, que deixou nos alemães um profundo complexo de vítima, central para forma como emergiram do trauma da guerra e da derrota total, deram as costas ao Terceiro Reich e seus crimes, e puderam se concentrar na reconstrução de suas vidas e de seu país.

O livro recebe tratamento historiográfico de primeira; por seu repertório impressionante de fontes, mostra a transição da Alemanha para um período de relativa democracia política e de paz. Até antes da publicação de "Alemanha, 1945, o assunto não tinha recebido a atenção que merece. Era como se a perplexidade ante a tirania e o genocídio que se abateram no continente . O assunto tem concentrado a atenção dos estudiosos, e este livro, busca analisar como a humanidade, e especialmente os alemães, começaram a sair das trevas.


Belas e fortes imagens

“Alemanha, 1945” traz em suas primeiras páginas mapas com o ‘roteiro’ da tragédia, além de surpreendente ilustração fotográfica como a Marcha da morte dos prisioneiros a caminho do campo de concentração da Dachau, em 27 de abril de 1945; jovens soldados alemães marchando para o cativeiro soviético, Berlim, 1945; restos mortais de antigos internos do campo de Wöbbelin, que recebem nova sepultura, em Schverin, 8 de maio de 1945 e a intrigante foto do pequeno Erich Klinge, uma das muitas crianças no centro infantil de Klosten Indersdorf, cuja foto foi publicada em jornais na esperança de ser localizado por parentes entre outras.


Perfil do autor

Richard Bessel é professor de história contemporânea na Universidade de York. É autor de diversos trabalhos sobre a história política e social da Alemanha no século XX, com foco no pós-guerra entre os quais: Political, Violence and Rise of Nazism ; Nazism na War. Alemanha, 1945, é seu primeiro livro publicado no Brasil.


Formas&Meios agradecimentos: Editora Schwarcz Ltda., Luciana - Assessora de Imprensa de www.companhiadasletras.com.br


Título: “Alemanha, 1945” {Germany:1945 – From War to Peace}
Editora: Companhia das Letras
Lançamento: Fevereiro 2010
Páginas: 483
Gênero: história
ISBN: 978-85-359-1592-1

Ficha técnica

Tradução: Berilo Vargas
Revisão: Ana Maria Barbosa
Huendel Viana
Capa: Eliane Stephan
Preparação: Antônio Carlos Soares
Índice remissivo: Luciano Marchiori

Nenhum comentário: