Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Morrissey é o melhor letrista britânico, diz estudioso

O cantor inglês Morrissey é comparado a Samuel Beckett e Oscar Wilde, segundo estudioso e acadêmico escocês. Morrissey foi entrevistado por e-mail pelo jornalista Francisco Martins, de Formas&Meios.

O acadêmico Gavin Hopps, é especialista em romantismo britânico e autor do livro Morrissey: The Pageant of His Bleeding Heart ("Morrissey: A encenação de seu Coração que Sangra", em tradução livre). Mr. Hopps acredita que as composições de Morrissey pode ser comparado à obra de nomes relevantes da literatura como Samuel Beckett e Oscar Wilde ou até de mestres da comédia britânica como George Formby e Frankie Howerd. O livro analisa e explora todos os grandes assuntos das letras do compositor como melancolia, amor e alienação. O palestrante da Universidade St Andrews,Hopps,já escreveu vários ensaios sobre poesia e música pop.
Anos 1980
Steven Patrick Morrissey, ou simplesmente Morrissey, nasceu na cidade de Manchester em 1959.Sua carreira musical começou na década de 70, porém, somente na década de 80, quando conheceu o guitarrista Johnny Marr, que o cantor e compositor começou a fazer sucesso.Marr e Morrissey formaram a banda The Smiths e convidaram Mike Joyce e Andy Rourke e atingiram o sucesso com as músicas como Panic, The Boy With the Torn in His Side, Big Mouth Strikes Again, How Soon is Now?. Final de 1980 o grupo se separou e Morrissey iniciou sua carreira solo. Atuou como produtor de seu primeiro disco solo " Viva Hat". O trabalho mais recente do cantor "Years of Refusal, " fevereiro de 2009.


Cantor foi entrevistado por Francisco Martins, de Formas&meios em março de 2009. Em 1987, o jornalista brasileiro trabalhou em Londres onde conheceu o astro britânico. Leia entrevista: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/?skip=2&tag=entrevistas

Nenhum comentário: